Professor da Engenharia Naval da UEA publica artigo sobre energia renovável

A pesquisa foi publicada na revista com fator de impacto JCR de 3.004, a Energies.

O professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Jassiel Fontes, publicou o artigo “Assessing Hydrokinetic Energy in the Mexican Caribbean: A Case Study in the Cozumel Channel” na revista Energies, cujo fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR) é de 3.004. O artigo apresenta um estudo de viabilidade técnica e econômica para instalar dispositivos de aproveitamento das correntes oceânicas em uma região caribenha onde exista disponibilidade energética.

A partir da análise foi possível identificar tecnologias convenientes para iniciar projetos de energia renovável em regiões com desafios econômicos e ambientais. Também foram analisadas diversas restrições relacionadas à instalação e operação dos dispositivos avaliados. “Estudos similares são ainda necessários para conhecer a viabilidade do aproveitamento da energia das correntezas dos rios na região amazônica, pois existe potencial de aproveitamento de energias renováveis. Porém, todos sabemos que na nossa região pode existir diversos fatores ambientais que precisam ser considerados detalhadamente, antes da implementação de projetos do tipo”, comentou o professor Jassiel.

O engenheiro naval conta que o grupo de pesquisa Tecnologias Navais e Sustentáveis (TNS) da EST/UEA, do qual faz parte, planeja a realização desse tipo de estudo na região amazônica e que envolve a participação de professores e alunos. O docente leciona na área de Hidrodinâmica no curso de Engenharia Naval da EST/UEA. Entre as principais linhas de pesquisa de Jassiel, encontram-se: interações violentas de fluídos com estruturas navais e oceânicas, dinâmica de sistemas navais e energia renovável de rios e oceanos.

O artigo é de livre acesso e pode ser descarregado através do link: