O Sufismo sobre a visão dos romances de Milton Hatoum é tema de artigo de docente da UEA

O artigo pode ser acessado no site da Revista Terceira Margem com link em anexo.

Denominado como corrente religiosa islâmica que preceitua a dança, a poesia e as artes como um dos caminhos pelos quais o homem pode vislumbrar a Divindade, o Sufismo foi tema do artigo desenvolvido pelo professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA), Valter Luciano Villar, com análises dos dois primeiros romances de Milton Hatoum ‘Relato de um certo Oriente’ e ‘Dois Irmãos’.

Milton Hatoum é um dos escritores brasileiros mais atuantes dos últimos tempos. De acordo com Valter, o escritor arquitetou e entregou obras que revelam a grande dimensão humana árabe. Assim, o artigo, intitulado ‘As Marcas do Sufismo no Oriente de Milton Hatoum’ visa trazer aos estudantes, pesquisadores, professores e os demais leitores o conhecimento acerca da pluralidade e naturalidade que marca a religião islâmica, constantemente associada a fanatismo e barbárie.

O artigo publicado na Revista Terceira Margem é resultado de análises feitas durante o curso de doutorado de Valter pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “Durante esses estudos, podemos perceber, compreender e aquilatar o quanto esse discurso hegemônico que calunia os árabes, precisa ser combatido em todos os sentidos, se quisermos construir um mundo de tolerância e paz”, conta o pesquisador.

Para conferir o artigo, acesse o site da Revista Terceira Margem pelo link abaixo.