Integrantes da UEA produzem artigo sobre agricultura familiar e sustentabilidade

O trabalho foi publicado na revista Grifos, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Em coautoria, dois alunos, um ex-aluno e uma professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) publicam artigo cientifico sobre “agricultura familiar e sustentabilidade no estado do Amazonas: do desenvolvimento local para o setorial”. O artigo foi publicado no periódico do programa de pós-graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a revista Grifos.

O trabalho é resultado de pesquisa do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (PAIC/Fapeam) 2020-2021 da aluna, Giovanna Beatriz Farias. Para a concepção, a pesquisa foi orientada pela professora, Elane Conceição de Oliveira, que teve a colaboração da aluna, Lucilene Marques Gama e do ex-aluno, Felipe José Ribeiro.

O objetivo foi contribuir com as discussões sobre agricultura familiar e sustentabilidade como prerrogativa para o desenvolvimento do setor primário no estado do Amazonas (AM). Para isto, foi feito um levantamento teórico sobre as interrelações existentes entre agricultura familiar, desenvolvimento local e sustentabilidade; diagnóstico socioeconômico e ambiental da região da Amazônia Ocidental e Levantamento analítico do setor familiar das propriedades rurais do AM.

Segundo os resultados, há uma relação direta entre as contribuições da agricultura familiar para o desenvolvimento local, inclusive sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. A pesquisa mostrou que, embora participe apenas com 7% da economia estadual, o setor agropecuário do Amazonas é expressivamente composto por pequenos agricultores no interior do Estado.

O número dos estabelecimentos rurais em sua maioria, atinge 90% do total pela pecuária e aquicultura. De acordo com os estudos, o fortalecimento da agricultura familiar na região aumentaria a participação da agropecuária na economia estadual, ajudaria no controle da incidência de pobreza monetária da região, controlaria a insegurança alimentar e nutricional e promoveria sustentabilidade local.

A professora Elane, explica que a pesquisa poderá servir como referencial teórico regional para outras pesquisas nacionais e internacionais. Outra contribuição dá-se ao disseminar informações relevantes sobre o setor rural familiar da região. “Trabalhos dessa natureza revelam a importância do setor para o desenvolvimento regional. Diversas atividades agrícolas familiares (extração e cultivo de produtos da floresta; produção insumos para indústrias da região; piscicultura; produção de pequenos animais; fruticultura etc.) são capazes de agregar valor econômico-social tanto para a região quanto para o país”, disse Elane.

Para conferir a publicação, acesse o link abaixo.