Telessaúde UEA realiza encontro estadual com núcleos de Telecardio

A coordenação do Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu de modo virtual, na quinta-feira (02/09), o encontro estadual de núcleos de Telessaúde e Telecardio, com a presença da secretária executiva adjunta de descentralização e regionalização assistencial do interior, Rita Cristina Almeida e do secretário adjunto de TI da SES/AM, Francisco Arce Júnior. O evento foi transmitido pelo canal do Telessaúde, no Youtube e no Programa IPTV.

A gerente do núcleo Telessaúde da UEA, Waldeyde Magalhães, conta que o sistema está presente nos 62 municípios do Amazonas garantindo uma cobertura de 100% do estado. “Entre os vários serviços ofertados pelo núcleo, destacamos um deles que é o telediagnóstico que chegou a alcançar nestes últimos doze meses cerca de 30 mil atendimentos, sendo isto de suma importância para a saúde de nossa população e de relevância para o meio acadêmico de nossa universidade como fonte de pesquisa e ações de extensão. Ter o programa de Telessaúde institucionalizado dentro da UEA significa promover o ensino, pesquisa e extensão na área de saúde à comunidade acadêmica e profissional”, afirma.

Sobre os avanços do Telessaúde no interior do Amazonas, a secretária de descentralização e regionalização assistencial, Rita Cristina, ressalta a importância do projeto para a promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida da população. “Um dos principais avanços foi evitar deslocamento do cidadão até capital, podendo dar viabilidade aos laudos mais rápidos e exames com suas especialidades, recebendo na hora resultados e tratamento adequado”, pontuou.

Sobre o Telessaúde

O Núcleo Telessaúde Amazonas apresenta-se como estratégia oportuna para a melhoria da qualidade de vida das populações localizadas em áreas remotas e culturalmente diversas, como as indígenas e as que habitam os espaços geográficos mais longínquos e isolados do estado do Amazonas e do Brasil.

O projeto promove há 10 anos no Amazonas, o apoio na área de saúde e educação aos municípios distantes da capital com um sistema de prestação de serviços de saúde realizado com a ajuda da tecnologia da informação e comunicação (TICs).