Novos diretores, coordenadores de qualidade e de cursos da UEA são empossados

Com o compromisso de cumprir os deveres e atribuições da função pública, os novos gestores das unidades acadêmicas da UEA foram empossados em solenidade híbrida.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Dr. Cleinaldo de Almeida Costa, concedeu na manhã desta sexta-feira (10/09), a posse para os novos diretores das unidades acadêmicas, coordenadores de qualidade e coordenadores de cursos da instituição. A solenidade aconteceu de forma presencial na capital e de forma virtual no interior do Estado.

Durante o discurso, o reitor pontou que essa cerimônia de posse foi um marco histórico para a universidade. “A UEA nasceu com imensos desafios, e um deles é criar a sua tradição todos os dias. É a primeira vez que realizamos essa solenidade de posse, um momento histórico. Essa solenidade tem um caráter muito importante, pois estamos falando de uma instituição que começa a colher frutos após 20 anos de sua criação”, disse.

O novo diretor da Escola Normal Superior (ENS/UEA), Otavio Rios Portella, destacou que esse processo histórico inicia-se com a luta dos docentes, técnicos e dos discentes na capital e interior, sendo importante para o processo da democratização dentro da Universidade. “Vejo que o tempo de alternância e democracia de poder são necessárias em âmbito público. A universidade pública e de qualidade é socialmente referenciada por transformar vidas. Por essa razão, as eleições e novas gestões são enfáticas para o progresso”, afirmou.

Já a diretora reeleita da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Ingrid Gadelha Figueiredo, ressaltou a relevância da gestão participativa. “Reafirmamos o compromisso com a certeza de que iremos lutar pela busca constante do fortalecimento e crescimento estratégico da nossa unidade, mantendo o destaque da nossa gestão, que foi participativa e integradora”, enfatizou.

Homenagem

A ex-diretora da ENS/UEA, professora Dra. Vanúbia Moncayo, o ex-diretor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA), Marcelo Tavares, e o ex-diretor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESIT/UEA), Luiz Augusto Caxeixa, foram homenageados pela Gestão Superior da universidade, em virtude da dedicação e do trabalho executado nos últimos anos para o desenvolvimento e reconhecimento da UEA.

Os ex-gestores das unidades acadêmicas da capital e do interior foram agraciados com a edição especial da moeda de Honra ao Mérito confeccionada para as comemorações dos 20 anos da UEA.

“O sentimento neste momento é de gratidão, por toda a confiança e todo o apoio dado a mim pela Gestão Superior da UEA. Fui uma diretora presente durante todo esse processo de construção da nossa universidade. Quero continuar vendo a nossa UEA desenvolvendo-se no cenário local e internacional. Tenho muito orgulho da nossa história e do trabalho que fizemos em ação conjunta”, finalizou Vanúbia.

Eleição

O pleito aconteceu nos dias 20 e 21 de julho de 2021. O resultado final foi divulgado no dia 28 de julho. Os eleitos para o biênio 2021/2023 assumirão cargos nas seguintes unidades da UEA: Escola Normal Superior (ENS/UEA), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA), Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA) e Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB/UEA).

Texto: Pricila de Assis/ASCOM UEA

Fotos: Phil Lima/ASCOM UEA