Livro escrito por professora da UEA aborda adolescência e amor de mulheres manauaras

Para a concepção do livro, partiu-se de teorias da psicanálise, sociologia, antropologia, psicologia e filosofia.

A oferta de materiais que abranjam um olhar crítico a respeito de como a sociedade encara a adolescência é de extrema importância para o reposicionamento desses jovens no mundo. Pensando nessa problemática, a professora da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Vilma Mourão, lança o livro “O adolescer e o amor nos discursos de mulheres manauaras”.

Fruto da tese de doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Educação no Programa de Estudos da Criança, na Universidade do Minho (Portugal), a obra encara o sentimentalismo inerente nos discursos das mulheres e a adolescência como construções sociais. Além disso, busca problematizar temáticas como o adolescer, o feminino, a sexualidade e os relacionamentos amorosos.

Sem abrir mão da poesia, o texto aponta a complexidade e as nuances do processo de adolescer, incertezas, descobertas, escolhas, riscos e possibilidades por meio de fios teóricos da psicanálise, sociologia, antropologia, psicologia e da filosofia.

Como nasceu

A necessidade de se aprofundar no tema surgiu a partir dos relatos de estagiários que atendiam mulheres adolescentes de outras localidades, e do contato com as adolescentes da comunidade onde Vilma desenvolveu a pesquisa. A professora conta que a partir desse iniciativa, percebeu-se um estranhamento dada a perspectiva defendida por muitos teóricos, que tem pontos diferentes do que foi descoberto nos dois contextos da pesquisa. “Daí o desejo de escutar e dar voz a essas mulheres”, disse.

No livro é explicitado como a adolescência é pouco compreendida. Ora são vistos como representantes do último estágio da infância, ora são vistos como iniciantes na vida adulta. Assim, a adolescência torna-se uma espécie de “não lugar”. O fato é que, embora trate-se de processos coletivos, são vividos por cada um de maneira particular.

“Ao expor essa construção de maneira detalhada, desnaturalizando tanto o processo de adolescer quanto o de se relacionar amorosamente, penso e desejo que o livro possibilite novos olhares sobre essa fase da vida, liberando-a de tantos rótulos e sentidos que pesam sobre os ombros de homens e, sobretudo, de mulheres adolescentes”, afirma Vilma Mourão.

Para conferir a obra, acesse o link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA