Interiorização do ensino superior no Amazonas é tema de livro escrito por professor da UEA

Após a pesquisa, foram identificadas demandas específicas de cada município.

O professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Juvenal Pinheiro, lançou o livro “A interiorização da Educação Superior pública no Amazonas”. A obra é resultado de tese de doutorado do docente, que carrega números e dados referentes à pesquisa de campo, como também traz resultados positivos da interiorização do ensino superior iniciado pela UEA.

Além desses dados, a pesquisa esclareceu um questionamento sobre como a implantação da educação superior acontece nos municípios adjacentes. Como ocorre o processo de escolha dos cursos a serem implementados em unidades universitárias do interior? Após a pesquisa, foram identificadas demandas específicas de cada município que levam a Universidade a verificar a possibilidade de implantação destes cursos.

“Observei que, como os filhos das famílias do interior tinham muita dificuldade em se deslocar até a capital, a UEA ia até os alunos”, disse o professor. Segundo Juvenal, a preocupação de chegar até os acadêmicos proporciona mais oportunidades aos moradores em situação de vulnerabilidade, e possibilita que os alunos permaneçam nos municípios, após formados.

Uma das principais missões da UEA é estimular a cidadania e fomentar o senso crítico nos alunos, para que possam refletir e, assim, questionar. “Toda universidade deve proporcionar isso. Quando eu tenho conhecimento sobre algum assunto, posso contestar”, observou Juvenal. Através da qualificação dos alunos no interior, a UEA proporciona novas atividades econômicas, sociais e acadêmicas serem produzidas, e principalmente, a aplicação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) no funcionamento da comunidade.

Em breve, o livro estará disponível nos periódicos da UEA.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA

EditalEdital