Ranking internacional inclui pesquisadores da UEA entre os melhores da América Latina

A lista completa pode ser acessada pelo link em anexo.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conta com cinco pesquisadores reconhecidos no ranking “Alper-Doger (AD) Scientific Index”, que classifica os 10 mil cientistas mais bem avaliados da América Latina. O índice analisa o desempenho e o valor agregado da produção científica dos pesquisadores, bem como a contribuição e o impacto para a comunidade acadêmica. O resultado coloca a UEA na 174ª posição entre as 453 instituições relacionadas.

Foram classificados no ranking os docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), professor doutor Wuelton Monteiro, professora doutora Flávia Regina Ramos, professora doutora Gisely Cardoso de Melo e professora doutora Maria das Graças Guerra; e o professor doutor Rodrigo Augusto de Souza, da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).

O novo ranking foi produzido utilizando os valores dos últimos cinco anos do índice i10, índice H e volume da pontuação de citações no Google Acadêmico. Valendo-se de nove critérios como parâmetro, o AD Scientific Index classifica os pesquisadores em 12 diferentes áreas do conhecimento. Para a avaliação, foram consideradas 11.940 instituições de 195 países.

O índice i10 contabiliza os artigos com dez ou mais citações, e o índice H considera o número geral de citações recebidas. Ambos os indicadores tiveram seus valores combinados para o levantamento.

A metodologia dos rankings garante a melhor leitura possível dos resultados produzidos pelos pesquisadores. No processo de classificação, foram aproveitados dados públicos para gerar indicadores. Os índices são promovidos por organizações independentes, sendo este um ranking que contabiliza as publicações indexadas, de grande impacto. A entrada no ranking possibilita ainda às universidades a criação de parâmetros de qualidade em seus próprios indicadores.