Livro organizado por professor da UEA reúne pesquisas sobre metrópoles da Amazônia

A obra está disponível, gratuitamente, em versões para Kindle e em PDF.

Fruto de uma construção coletiva, o livro “Uma Amazônia Metropolitana” reúne resultados de pesquisas realizadas por diversos autores acerca de metrópoles da Amazônia brasileira. Organizado pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Isaque dos Santos Sousa, a obra já está disponível para ser conferida gratuitamente por toda comunidade.

A elaboração do trabalho contou com a parceria do professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Tiago Veloso dos Santos, que também é membro associado do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional (NPUR/UEA).

A obra procura apresentar com qualidade estética, conteúdo teórico, empírico e conceitual a Amazônia Metropolitana que se configura a partir das metrópoles dessa região, mais especificamente Belém, Manaus e São Luís. O livro foi lançado durante o XIV Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia (XIV ENANPEGE), que iniciou nesta terça-feira (12/10) e termina nesta sexta-feira (15/10).

O livro encontra-se dividido em duas partes: A primeira parte, intitulada “Reconhecendo processos: a metropolização do espaço na Amazônia como expressão da urbanização regional”, objetiva introduzir a discussão sobre o significado dos processos de urbanização da sociedade e do território amazônico.

A segunda parte é denominada “Políticas de planejamento e perspectivas comparadas: Belém, Manaus e São Luís e as distintas expressões do urbano-regional”, e foca em demonstrar, para além da interpretação teórico-conceitual trabalhada na primeira parte, as diferentes perspectivas nas políticas públicas das três metrópoles regionais.

A coletânea de pesquisas é dedicada ao ex-Reitor da UEA que foi um dos pioneiros nos estudos de geografia urbana no Amazonas, professor José Aldemir de Oliveira. Com um olhar rigoroso, sensível e generoso sobre as transformações urbanas de Manaus, deixou como legado intelectual trilhas e pistas que proporcionaram a compreensão da metropolização regional a partir do encontro entre diferentes fatores geográficos.

O livro está disponível a partir dos links abaixo.

EditalEdital