UEA publica edital para Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia

As inscrições iniciam no dia 20 de outubro. Para conferir o edital, acesse o link em anexo.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) publicou, nesta segunda-feira (18/10), o edital para curso de Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia (PPGMBT). As inscrições para o exame serão realizadas via internet por meio do endereço eletrônico selecaoppgmbt@uea.edu.br, no período de 20 de outubro a 19 de novembro de 2021. Serão disponibilizadas dez vagas destinadas a alunos que realizarão o curso na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

O objetivo é promover a integração entre a academia e a sociedade, direcionando os estudos e pesquisas para as demandas sociais e econômicas do Estado, com enfoque na formação e fixação de recursos humanos na área da Biotecnologia.

O exame se dará em três etapas: Na primeira, ocorre a prova de conhecimentos específicos; na segunda, a prova de proficiência em língua inglesa; e na terceira, acontece a análise curricular.

Entre as áreas estudadas pelo PPGMBT, destaca-se o desenvolvimento de pesquisas acerca de investigação do potencial de metabólitos de microorganismos amazônicos. Um dos projetos principais do programa é o estudo do potencial químico dos fungos endofíticos da Amazônia, com a proposta de identificar a composição química de extratos desses microorganismos e a aplicabilidade como futuros insumos para a indústria farmacêutica.