Professor da UEA apresenta artigo em Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

No evento, o artigo foi selecionado como o melhor na categoria "short-vision-industrial papers".

O professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Tiago de Melo, teve artigo científico publicado e apresentado nos anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2021 (SBBD). Intitulado “SentiProdBR: Building Domain-Specific Sentiment Lexicons for the Portuguese Language”, o trabalho foi selecionado como melhor artigo da categoria de “short-vision-industrial papers”.

O artigo

Comentários on-line estão disponíveis na Web e são bastante usados para tomada de decisão. Porém, existem poucos trabalhos de análise de sentimentos em Português devido à falta de recursos que incluem conjunto de léxicos específicos para domínios. No artigo, foi apresentada uma metodologia efetiva baseada no Teorema de Bayes para construção do conjunto de léxicos.

A metodologia, chamada de SentiProdBR, foi avaliada em dez categorias de produtos para o idioma português. Os resultados experimentais indicaram que a SentiProdBR superou, significativamente, diversas abordagens alternativas empregadas na construção de léxicos.

Sobre o SBBD

Promovido anualmente, desde 1986, pela Comissão Especial de Bancos de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e exterior. Para apresentarem e discutirem temas relacionados aos últimos avanços na área, o SBBD possui cerca de 500 participantes, sendo o maior evento da América Latina para apresentação e discussão de resultados de pesquisas nas áreas de banco de dados.

Para conferir a publicação, acesse o link abaixo.