Professores de Engenharia Naval da UEA publicam artigo em revista internacional

O trabalho foi divulgado na Marine Technology Society Journal e pode ser conferido pelo link anexado.

Intitulado “Computational Fluid Dynamics Applied to River Boat Hull Optimization”, o artigo de autoria dos professores do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Harlysson Maia e Jassiel Fontes, foi publicado na revista Marine Technology Society Journal.

O artigo apresenta um estudo de simulação numérica usando fluidodinâmica computacional (CFD – Computational Fluid Dynamics) e algoritmos genéticos para otimizar o casco de uma embarcação regional do tipo “lancha escola”. “Este tipo de estudos tem pertinência na engenharia naval do Estado do Amazonas, pois existe uma grande quantidade de embarcações realizando atividades de relevância social e econômica diariamente”, disse Jassiel.

O estudo demonstrou que pequenas mudanças na geometria do casco podem reduzir a resistência ao avanço e a amplitude das ondas que são geradas pela embarcação. É possível que a redução da resistência ao avanço possa minimizar o consumo de combustível. Por outro lado, a redução das amplitudes das ondas geradas poderia minimizar os efeitos de erosão causados nos bancos dos rios amazônicos.

A pesquisa foi realizada por meio do grupo de pesquisa Tecnologias Navais e Sustentáveis (TNS), sediado na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA). O grupo visa desenvolver atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas a tecnologias navais e sustentáveis que contribuam com o futuro sustentável da região amazônica. Para acompanhar as atividades do grupo, acesse o site pelo endereço www.tnsbr.com.

Para conferir o artigo, acesse o link abaixo.