UEA promove Seminário do Plano de Desenvolvimento Institucional

A programação inclui palestras, mesas-redondas e painéis temáticos.

A abertura do I Seminário Preparatório do Desenvolvimento Institucional, ocorrida na manhã desta sexta-feira (5/11), contou com a participação do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa. O seminário promove a divulgação de resultados dos trabalhos da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEA para o quinquênio 2022-2026.

“Estamos desenhando uma perspectiva de futuro, fazendo votos para que a nossa Universidade permaneça em um ciclo virtuoso, cada vez mais se qualificando para responder às demandas sociais, de novas produções e de desenvolvimento. É muito importante olharmos para todos os cenários, enxergar a nossa inserção como atores responsáveis pelo desenvolvimento do Amazonas. É preciso ainda que tenhamos a visão estratégica acerca dos nossos objetivos para o futuro. Por isso a importância do PDI, para que o plano possa servir de bússola para os próximos anos”, enfatizou o reitor.

Em um espaço colaborativo, serão promovidas palestras, mesas-redondas e painéis temáticos voltados para a comunidade acadêmica da Universidade e demais interessados nos assuntos abordados. Os participantes receberão certificado de participação. A programação segue nos dias 10 e 11 de novembro.

O primeiro dia do seminário contou com a mesa redonda “Planejamento e Avaliação como Ferramenta de Desenvolvimento Institucional”, com a participação da Pró-Reitora de Planejamento, Maria Olívia Simão, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane Silva de Souza.

“O PDI passa a ser um instrumento de planejamento estratégico que serve de subsídio para avaliar a melhoria da qualidade da educação superior, tendo como foco específico a UEA. É um documento que define a missão para atingir metas, que são objetivos maiores traçadas a partir das políticas que temos no âmbito no Ministério da Educação”, ressaltou a Pró-reitora de Planejamento, Maria Olívia Simão.

A Pró-reitora de Graduação, Kelly Christiane Silva de Souza, destacou ainda que o planejamento é importante para a identidade da UEA. “Quando usamos as duas palavras “planejamento” e “gestão” entendemos que o PDI vai se configurar como um plano que vai estar na vida da instituição de ensino superior ao longo de cinco anos. É a partir do PDI que podemos saber ao que essa instituição se propõe, quais objetivos ela vai perseguir. A partir dessas metas traçadas, temos um planejamento que vai desde o ponto de vista pedagógico até o planejamento financeiro da instituição”, disse.

PDI

É o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

O PDI configura-se como um importante instrumento de planejamento e gestão estratégica da universidade, abordando os problemas atuais, os objetivos e metas, bem como a viabilidade das ações propostas para atingir os objetivos e cumprir as metas estabelecidas, sempre buscando o uso eficiente e eficaz dos recursos para obter efetividade no cumprimento de sua missão institucional.

Confira a programação completa por meio do link abaixo.