Observatur/UEA e Suframa promovem curso sobre Matriz Insumo-Produto

Curso é restrito aos representantes das instituições que compõem a Rede Observatur/UEA.

O Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizam o curso “Mensuração de Impactos do Turismo por meio da Matriz Insumo-Produto (MIP)”. As aulas acontecem no período de 29/11 a 3/12, no Casarão de Inovação Cassina, localizado na Rua Bernardo Ramos, Centro, e serão ministradas pelo técnico da Coordenação Geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Superintendência Desenvolvimento Amazônia (CGEAP/Sudam), Sérgio Felipe Melo.

O evento ofertará uma palestra aberta ao público, proferida pelo coordenador-geral da CGEAP/Sudam, Flávio Rodrigo Reis, com o tema “O Turismo no âmbito do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA)”. A palestra será no dia 29/11, às 14h, no auditório da Suframa. A conversa será destinada aos gestores, representantes de entidades de classe, acadêmicos e demais interessados no tema.

Já o curso será restrito aos representantes das instituições que compõem a Rede Observatur/UEA: Superintendência da Zona (Suframa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti/AM), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC/AM) e Prefeitura Municipal de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM) e Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).

Segundo a coordenadora-geral de Estudos Econômicos Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza, a iniciativa partiu do grupo de trabalho de Publicações de Indicadores do Observatur/UEA, que identificou a necessidade de se utilizar a MIP como forma de mensurar o impacto que os serviços relacionados às atividades turísticas têm sobre a matriz econômica do Estado.

A coordenadora do Observatur/UEA, Márcia Guimarães, destaca o importante papel da Rede de instituições integrantes do Observatório. “Trabalham em conjunto para viabilizar ações voltadas para a organização de dados e ferramentas que possibilitem avançar no planejamento e gestão das ações de turismo, fundamental para o desenvolvimento das atividades turísticas de forma sustentável”, finalizou.

Para mais informações e realizar as inscrições, entre contato pelo e-mail alanis@suframa.gov.br.

EditalEditalEdital