CESIT/UEA oferta evento gratuito sobre solos para comunidade local

A programação conta com atrações infantis e encerra amanhã (26/11).

Para contribuir com as pesquisas voltadas aos solos e sensibilizar a comunidade para preservação e conservação do recurso, o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA) oferta a I Exposição da Coleção Permanente de Solos e I Feira da Experimentoteca de Solos do Médio Amazonas. O evento encerra nesta sexta-feira (26/11) e tem como tema “O papel dos solos na produção e conservação dos recursos naturais”.

A escolha do tema surgiu diante da carência de estudos voltados à educação em solos no Médio Amazonas, especificamente no município de Itacoatiara, localizado a 175 km de Manaus. Partindo dessa preocupação com a falta de pesquisas sobre o assunto, foi pensado em uma forma de promover favorecer a popularização, difusão e compreensão do funcionamento dos solos.

Sobre a Feira e Exposição – a “I Exposição da Coleção Permanente de Solos” pode ser apreciada por toda comunidade local do município e conta com uma variedade de solos da região do médio Amazonas, como solos de terra firme (Argissolo Amarelo, Latossolo Amarelo e Neossolo Quartzarênico) e solos de várzeas (Neossolo flúvico e Gleissolo Háplico).

Já a “I Feira da Experimentoteca de Solos” será realizada em forma de circuito de atividades e experimentos, de forma que proporcione um espaço interativo para todos os participantes conhecerem e lidarem com questões essas no dia-a-dia. Entre as temáticas levantadas, foi debatido a coleção de cores de solos, composição do solo e suas diferentes texturas, porosidades e consistências, granulometria, entre outras atividades.

Na Feira ainda há um espaço voltado para as crianças. O intuito é trabalhar os temas de forma descontraída e prazerosa em uma linguagem infantil. As crianças contam com pinturas com tintas feitas a partir de solos, jogo da memória, caça-palavras e teatrinho com fantoches.

Parcerias que geram frutos – O evento da UEA conta com o apoio de instituições como da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Para o coordenador do evento, professor Luís Antônio Coutrim, a interseção entre os órgãos ajudam a difundir o conhecimento sobre a importância e funcionamento do solo para o ecossistema de forma geral, bem como a conservação e preservação do recurso.

“O apoio entre as instituições promove a ampla divulgação e discussão entre os profissionais que se dedicam e atuam na popularização do conhecimento da Ciência do Solo. Espera-se que todos os participantes possam compreender a importância dos estudos relacionados aos solos. O evento procura induzi-los a levantarem questões acerca do tema, além de buscar promover a aprendizagem de maneira mais motivacional, contribuindo para criação de um ensino mais enriquecedor e atrativo”, finalizou.

Para conferir a programação completa e imagens da Feira e Exposição, acesse os links abaixo.

EditalEdital