Professor do CESTB/UEA publica artigo sobre crescimento de estruturas cósmicas em revista

Publicado na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, pesquisa investiga crescimento a partir de dados do Universo Local e foi elaborada em conjunto com pesquisadores do Observatório Nacional.

O artigo ‘The growth rate of cosmic structures in the local Universe with the ALFALFA survey’ de coautoria do professor Dr. Edilson de Carvalho Filho, do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA), foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS). A pesquisa investiga o crescimento de estruturas a partir de dados do Universo Local e foi elaborada em conjunto com pesquisadores do Observatório Nacional.

Os dados analisados foram extraídos do catálogo de Arecibo Legacy Fast ALFA e correspondem a fontes extragalácticas que emitem linhas de hidrogênio com o comprimento de onda de 21 centímetros. O crescimento dessas estruturas pode ser utilizado como uma ferramenta para distinguir diferentes modelos cosmológicos, uma vez que, para cada modelo, as estruturas crescem de forma específica.

Segundo resultados obtidos pela pesquisa, o crescimento de estruturas é compatível com o modelo cosmológico padrão, conhecido como Lambda Cold Dark Matter (LCDM), expressão utilizada para se referir à matéria escura fria. O estudo faz parte de um conjunto de análises realizadas com diferentes observáveis cosmológicos e que visam uma melhor compreensão dos cosmos e de como se dá a sua evolução. Além de Edilson de Carvalho, o grupo da pesquisa é formado por Felipe Avila e Armando Bernui, do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro (RJ); e Camila Novaes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos (SP).

Formado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o professor Edilson de Carvalho possui doutorado pelo Observatório Nacional, com pesquisa voltada para cosmologia observacional que faz uso um conjunto de ferramentas estatísticas, como a função de correlação de dois pontos. “A cosmologia entrou em uma era da “precisão” em que diferentes levantamentos astronômicos têm sido realizados. A enorme quantidade de dados disponíveis tem sido usada para testar as mais diversas teorias que tratam da evolução dinâmica do universo. Este trabalho publicado reforça a confiança no modelo atualmente adotado como padrão dentro da cosmologia, o modelo LCDM”, destaca o professor.

Além deste artigo, Edilson de Carvalho também alcançou êxito na publicação de outros estudos, nos quais ele é autor principal ou coautor, em revistas científicas de alto impacto. O artigo ‘BAO angular scale at zeff= 0.11 with the SDSS blue galaxies’ foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics. Na MNRAS, o pesquisador já havia sido citado anteriormente com o artigo ‘Baryon acoustic oscillations signature in the three-point angular correlation’.

Texto: Daniel Brito/ASCOM UEA