Alunos da disciplina de Hidrovias e Máquinas do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram de uma aula prática nas margens do Rio Negro. A atividade ocorreu em um barco que percorreu a orla da Ponta Negra de Manaus com integrantes do Grupo de Pesquisa “Química Aplicada a Tecnologia” (QAT/UEA), coordenado pelo professor da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Sérgio Duvoisin.
Sob a orientação do professor Homero Ramírez, que participou da aula de forma online, os acadêmicos puderam conhecer como a embarcação funcionava. Durante o passeio, os alunos aprenderam sobre as obras e estruturas hidroviárias da orla, assim como estruturas de balizamento e sinalização vistas na visita ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6).
A professora, Marina Aranha, acredita que as práticas exercitadas com a turma refletem positivamente no aprendizado dos alunos.
“Foi uma experiência única, principalmente por proporcionar aos alunos um ensino ativo. Tão bom quanto aprender coisas novas é poder ver como funcionam. A atividade retificou a eles que Manaus tem potencial para o desenvolvimento naval”, destacou Marina.