A honraria é concedida as organizações por boas práticas em quesitos como governança, transparência e financiamento. O anúncio dos vencedores ocorreu na quinta-feira (9/12), em uma transmissão no YouTube do Canal Futura.
Nos anos de 2018 e 2017, a FAS entrou na lista das 100 melhores ONGs e em 2017 também conquistou o título da melhor da região Norte.
O superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, afirmou que receber o prêmio é uma honra. “A FAS tem como desafio fazer com que a Floresta permaneça viva e com todos os moradores: os guardiões da floresta que são os povos indígenas, as populações tradicionais e para todos da humanidade que dependemos de uma Amazônia viva para manter o planeta e a esperança de ter sucesso no enfrentamento das mudanças climáticas que é o principal desafio”, relatou.
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, criada em 8 de fevereiro de 2008, por uma parceria entre o Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia (2010) e da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos.
Sobre o Prêmio
O “Prêmio Melhores ONGs” tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. O prêmio é realizado pelo Instituto Doar, em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev.
A participação no “Melhores ONGs” é aberta e gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos, qualquer que seja o seu porte e localização geográfica/local de atuação no País. O objetivo é que, de forma voluntária, as organizações que se consideram em condições de melhor gestão e transparência, e portanto mais preparadas para receber doações de indivíduos, possam se apresentar nesta seleção e receber destaque merecido.
Texto: Daniel Brito/Ascom UEA