Projeto de extensão da UEA conquista aprovação na Lei Aldir Blanc

O projeto promoveu a criação da Rede Cachoeiras de letras de bibliotecas comunitárias no Amazonas

O projeto de extensão Práticas Leitoras, do curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ministrados nos municípios de Itacoatiara e de Presidente Figueiredo, recebeu aprovação no Prêmio Encontro das Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, pela Lei Aldir Blanc. Os três projetos culturais foram aprovados em dezembro de 2020 e desenvolvidos ao longo do ano de 2021.

Motivado pela necessidade de aproximar os saberes acadêmicos das ações desenvolvidas nas comunidades em prol do acesso à leitura, a equipe escreveu projetos que contemplassem a valorização da memória do espaço da Biblioteca Comunitária Paulo Freire – BCPF (Projeto Memória Viva: 20 anos da biblioteca Paulo Freire), ações para a juventude das comunidades rurais (Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei) e articulação em rede e a incidência política (Projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo).

Sobre os resultados

Durante o ano, foram desenvolvidos sites para cada um dos projetos com as informações oriundas das ações realizadas, disponibilizado gratuitamente as publicações de dois e-books. Além de serem realizadas apresentações de comunicações orais em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, resumos expandidos e artigos científicos aprovados para publicação.

E-book Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei (maio de 2021) – Foi desenvolvido um curso direcionado à juventude de 15 a 29 anos, como resultado, também produzidos conteúdos que tornam o curso replicável em outras comunidades, por meio de diversas mídias, tais como site, georreferenciamento, e-book, material pedagógico em áudio, entre outras estratégias.

E-book Janelas de Leituras: Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias no Amazonas (dezembro de 2021) – O e-book traz um histórico de cada biblioteca da rede, perguntas e dicas de áreas importantes para as bibliotecas como Marketing Social, Administrativo-Financeira e Jurídica.

Documentário Cachoeiras de Letras (dezembro de 2021) – O documentário Cachoeiras de Letras (2021) conduz o olhar do telespectador por um mapa da leitura no município de Presidente Figueiredo (AM) e o percurso nos revela uma rede que se amplia em prol da formação de leitores no Amazonas e enfatiza as ações desenvolvidas nas bibliotecas comunitárias.

Ao todo, oito bibliotecas integram a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias no Amazonas, sendo cinco em Presidente Figueiredo, duas em Itacoatiara e uma em Manaus. Os resultados podem ser acessados pelos links em anexo.

EditalEditalEditalEditalEditalEdital