Professor da EST/UEA publica artigo sobre estudo experimental e de simulação numérica

O trabalho foi veiculado em uma revista cujo fator de impacto é de 1.355.

O professor do curso de Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Elvis Santander, publicou um artigo científico na revista Journal of Offshore Mechanics and Arctic Engineering.

O periódico é uma iniciativa da American Society of Mechanical Engineers (Asme) e tem o fator de impacto de 1.355.

Intitulado “Assessment of Stress Concentration Factors of Dented Rigid Risers under Fatigue Loadings”, o artigo apresenta um estudo experimental e de simulação numérica.

De acordo com o professor, a pesquisa visa o efeito da introdução de defeitos e amassamentos à fadiga de risers rígidos sob flexão, usando testes de ressonância em flexão e um modelo de elementos finitos trimidensional.

“Os risers rígidos são um tipo de duto para o transporte vertical de produtos de óleo e gás do fundo do mar para instalações de produção e perfuração acima da linha de água que operam sob cargas cíclicas, combinadas com a própria carga. A fadiga é um dos possíveis modos de falha dessas estruturas, o que pode acarretar em grave risco ambiental e prejuízo financeiro”, comentou Elvis.

O artigo pode ser conferido por meio do link abaixo.