Professora da UEA publica artigo sobre signos identitários de povos Sataré-Mawé e Sámi

O trabalho é fruto de tese para Doutorado Interinstitucional entre UEA e Univali.

A professora do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Joelma Monteiro de Carvalho, publicou o artigo científico “Signos identitários do Sámi e Sateré-Mawé: fatores de indução para o turismo étnico indígena” na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR). O estudo analisa os signos identitários da cultura dos povos indígenas Sateré-Mawé (Amazonas, Brasil) e Sámi (Tromsø, Noruega), como possíveis contribuições para o turismo étnico, a partir da complexa relação cultural advinda de cada povo.

O artigo levanta traços simbólicos empregados nas duas culturas e atende a uma perspectiva metodológica e teórica de cunho descritivo e exploratório, com base na abordagem sugerida por Edgar Morin. O conceito permitiu tecer uma rede de conversa com outros saberes de abordagem etnográfica.

Decorrente da cosmologia (ciência que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo) indígena fundamentada no ambiente natural da floresta como meios de sobrevivência, concluiu-se que os signos usados em rituais, artesanatos, grafismos, bebidas e alimentos são potencializadores do turismo étnico com foco no desenvolvimento sustentável.

Sobre a RBTUR

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) é o periódico científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). O objetivo é disseminar resultados de pesquisas científicas consistentes, inovadoras e relevantes sobre turismo, com estrato A1 como elevada conceituação. A revista tem periodicidade quadrimestral e acesso aberto e gratuito. Os trabalhos são publicados em português, inglês ou espanhol.

O trabalho é um recorte da tese de Doutorado Interinstitucional (Dinter) da UEA, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Para conferi-lo, acesse o link abaixo.