Professora da UEA disponibiliza questionário sobre gastronomia e turismo do Amazonas

As questões são abertas à comunidade e contribuirão para pesquisa de campo de professora da UEA.

A gastronomia do Amazonas é rica em sabores, mas pouco explorada como um dos elementos culturais que compõem a atividade turística no estado. Pensando nisso, a professora da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Cláudia Gonçalves Martins, elaborou um questionário sobre a gastronomia e turismo local. Os resultados obtidos servirão como subsídio para a tese de doutorado em Turismo e Hotelaria que a docente está concluindo por meio do Doutorado Interinstitucional (Dinter) da UEA em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A pesquisa tem por objetivo correlacionar identidade e cultura amazonense com culinária regional como base para oferta gastronômica diferenciada ao turismo local.

“As pesquisas acadêmicas em turismo observam a gastronomia como um fator motivacional ou de atratividade de uma localidade, e não somente como um elemento do sistema turístico capaz de contribuir positivamente para a experiência do turista”, comenta Cláudia.

O questionário é aberto a toda comunidade e destinado a agências de viagens, guias de turismo, meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentação fora do lar dos municípios que compõem o mapa turístico do Amazonas nas categorias A e C.

Para conferir as perguntas, acesse o link abaixo.