CESP e CEST/UEA realizam rodas de conversas com profissionais sobre saúde mental

O evento começa nesta segunda-feira (31) e segue até o dia 02/02 de forma virtual.

O Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) e o Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizam a primeira roda de conversa “A saúde mental e o reinício das aulas no CESP: como estamos?”. A primeira mesa ocorre nesta segunda-feira (31), às 15h30, via Google Meet,e conta com a participação da Profª Drª da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Alice Sobral, psicóloga, com o tema: “Saúde Mental: trabalhando corpo e mente durante o isolamento social”, direcionada aos estudantes do CESP.

Para a professora Alice, a roda de conversa é importante para que haja uma discussão direta sobre a saúde mental dos alunos e familiares. “Precisamos compreender a atual situação que estamos vivendo, uma vez que a comunidade imaginou que a pandemia fosse diminuir e agora, nós estamos readequando conforme esses novos protocolos”, destaca.

Sobre o evento, a professora enfatizou que na roda de conversa a discussão será sobre os pontos positivos da pandemia, ao mostrar a opinião de outras pessoas que já ressignificaram esse momento com depoimentos de como puderam superar isso. “A saúde mental tem que existir independente de isolamento social e pandemia. O objetivo principal é pensar a saúde mental independente de problema, não apenas na reabilitação, mas sim, na prevenção. Esse assunto é de extrema importância para que quando a pessoa se deparar com esse tipo de problema, ela possa saber como conduzir e enfrentar essas situações de uma forma engrandecedora”, ponderou.

Após a primeira roda de conversa, às 19h, pelo canal no YouTube do CESP/UEA haverá uma roda de conversa com o Profº Dr. da ESA, Domingos Timóteo, psiquiatra, com o tema “Saúde Mental: vivendo a Universidade em tempo de pandemia”, direcionada aos discentes, docentes e técnicos-administrativos do CESP.

O evento segue até o dia 02 de fevereiro, às 16h, com a última roda de conversa com a profª Drª Socorro Nina com o tema: “Saúde Mental: trabalhando corpo e mente durante o isolamento social”, direcionada aos discentes da Casa do Estudante do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

Sobre o evento

A coordenadora de Qualidade do CESP, Keila Amoedo, conta que o evento surgiu por meio do projeto de extensão, “Isolamento social com socialização digital: Uma experiência na casa do estudante em Parintins” e estendeu-se para toda a universidade. O objetivo principal é ouvir e apoiar a comunidade acadêmica sobre os cuidados relacionados à saúde mental, especialmente nesse período do início da aula remota.

“A saúde mental está profundamente relacionada à nossa capacidade de dar sentido para as nossas experiências, ou seja, para tudo aquilo que fazemos, sofremos, buscamos, temos e sonhamos, o que infelizmente por conta da pandemia fomos privados de ter este convívio o que vem durando dois anos. Em Parintins, o isolamento social ainda permanece, inclusive o toque de recolher, então nossa saúde mental ainda está afetada”, aponta.

Os encontros são realizados via Google Meet e WhatsApp, em parceria com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), e anteriormente, encontros presenciais no próprio município por meio da parceria com o CAPS/Parintins.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

EditalEdital