Comissão Eleitoral Geral divulga nota de esclarecimento

Confira a nota em anexo.

A Comissão Eleitoral Geral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga nota de esclarecimento referente à eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade.

“A Comissão Eleitoral Geral para eleição de Reitor da Universidade do Estado do Amazonas informa que teve conhecimento, por meio manifestações de docentes, da realização de pesquisa eleitoral conduzida pela empresa ACTION.

Em atenção às aludidas manifestações, a Comissão informa que entrou em contato com a referida empresa, solicitando esclarecimentos. Em comunicação via e-mail, com reprodução autorizada pela empresa, a ACTION, por meio de seu diretor-presidente, informou o que segue:

“Registro que a Action, instituto de pesquisa sediado em Manaus e com atuação em diversos estados brasileiros, realizada uma telepesquisa eleitoral, autofinanciada e para fins de consumo próprio, ou seja, realizada com recursos próprios, cujos resultados não pretende divulgar. Em resumo, as informações oriundas das pesquisas como esta, são parte de nosso acervo institucional. A empresa tem a política de formação de banco próprio com informações diversas, incluindo sobre grandes instituições nos mercados onde atua ou pretende atuar. Muitas outras pesquisas de cunho eleitoral e institucional foram realizadas pela empresa da mesma forma que esta. Só para ilustrar, cito, algumas mais recentes das quais o senhor não tomou conhecimento por não terem sido divulgadas, como por exemplo, nas eleições para reitoria da UFAM e presidência da OAB-AM.

Quanto ao método, é o mesmo de outras pesquisas que foram muito assertivas se comparadas aos resultados oficiais. Nesta especificamente, alguns cuidados foram tomados para evitar viés na interpretação dos respondentes, incluindo junto aos nomes dos que julgamos ser potenciais pré-candidatos ao cargo, as respectivas siglas das Unidades às quais pertencem na instituição. Assim o pesquisador cita nome, sobrenome e unidade.”

A Comissão informa que não realizou, teve ciência prévia ou autorizou a realização de pesquisa de opinião, bem como não compartilhou quaisquer dados de eleitores com a referida empresa, a qual informou ter banco de dados próprio e ser a pesquisa autofinanciada.

Por fim, a Comissão informa que segue vigilante no exercício das competências fiscalizatórias, de modo a cumprir e zelar pela lisura do pleito.”

Manaus, 02 de fevereiro de 2022.

Comissão Eleitoral Geral para Eleição de Reitor e Vice-Reitor da UEA – 2022