ESAT/UEA realiza I Mostra Intercultural de Moda Indígena em Manaus

O evento acontecerá durante o mês de abril e passará por espaços públicos.

A Escola de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA) promove a I Mostra Intercultural de Moda Indígena em Manaus. A idealização do projeto surgiu a partir dos encontros do projeto de extensão “Contadores de histórias: o teatro popular de formas animadas na comunidade”.

A exposição foi contemplada pelo edital público Nº 09/2021 do prêmio “Amazonas Cultura em Rede”, do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), em parceria com a empresa Seanny Artes Produções.

O projeto de extensão tem a participação da comunidade Parque das Tribos, localizada no Tarumã-açu, onde são desenvolvidas práticas poéticas com as crianças e jovens nos centros culturais de educação indígena.

Na comunidade, residem famílias de mais de 30 etnias indígenas que vivem da produção de artesanatos. A partir da riqueza dos trabalhos que são produzidos na comunidade, nasceu a possibilidade de realizar um evento de moda indígena para que os artistas pudessem apresentar as peças e divulgar o trabalho para um público mais abrangente.

O evento de moda tem como tema “Grafismo Indígena: Tradições, Ancestralidade e Contemporaneidade”. A abertura será no dia 2 de abril na Maloca dos Povos Indígenas no Parque das Tribos, no dia 9 de abril no Largo de São Sebastião, e com encerramento no dia 23 de abril no Shopping Park Samaúma.

Os participantes do projeto realizarão a intervenção artística “Nhandjaras: os guardiões da floresta” durante o evento, com base nas pesquisas desenvolvidas no grupo do projeto de extensão.

A equipe de produção é formada pelos estudantes do curso de teatro da ESAT que fazem parte do projeto: Paulo Martins, Jackeline Monteiro, Rafaela Monteiro, Hanna Vasconcelos, Alice Toledo, Leandro Lopes, Karen Kristine e Rebeca Ferreira, que é também produtora da empresa Seanny Artes Produções ao lado de sua mãe e artista visual Seanny Artes, além da coordenadora do projeto, Vanessa Benites Bordin. A equipe conta ainda com a participação dos egressos do curso de Teatro Michel Guerreiro e Vitória Silva.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA