UEA e Inpa divulgam seleção de Mestrado e Doutorado em Clima e Ambiente

Programa desenvolve pesquisas em diversas áreas, ao tratar das questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/) estão com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB). Os editais de seleção são referentes à formação de turma 2022 do curso de Mestrado e preenchimento das vagas, na forma de fluxo contínuo, para o curso de Doutorado em Clima e Ambiente.

O edital INPA/COPOG nº 01/2022 oferta dez vagas para o Mestrado em Clima e Ambiente, com concorrência pública universal. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 5 de março, por meio do envio de formulário para o e-mail seleção.cliamb@gmail.com, juntamente com os documentos solicitados, conforme edital.

Seleção

A seleção do Mestrado acontecerá por meio de Comissão de Seleção, em duas fases: análise curricular e do texto apresentado na carta de candidatura, de caráter eliminatório; e entrevista, de caráter classificatório. O resultado do processo seletivo será divulgado em 23 de março. As atividades do programa estão previstas para iniciar no dia 4 de abril.

O edital INPA/COPOG nº 02/2022 é referente ao processo de seleção para o curso de Doutorado em Clima e Ambiente. Serão ofertadas dez vagas, na forma de fluxo contínuo. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 30 de setembro.

O processo acontecerá em duas fases, sendo uma delas eliminatória (análise dos documentos de inscrição e análises curricular e do projeto) e outra classificatória (entrevista com o candidato).

Sobre o programa

O PPG-CLIAMB desenvolve pesquisas em diversas áreas, tratando das questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia advindos das mudanças de uso da terra na região e das mudanças climáticas globais, de maneira multi e interdisciplinar, na formação e treinamento de recursos humanos.

O programa atua nas seguintes linhas de pesquisa: Modelagem climática, Meteorologia tropical, Clima e funcionamento dos ecossistemas amazônicos e Processos de interação biosfera-atmosfera.

Para conferir os editais, acesse os links abaixo.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA

EditalEdital