Academia Stem entrega novos equipamentos para cursos de engenharia da UEA

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem, realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entregou novos kits de microcontroladores e processadores para os cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (7/03).

Os equipamentos serão utilizados no processo de ensino e aprendizagem de, em média, 550 estudantes da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA). Os alunos, por meio desses materiais de ponta, poderão pôr em prática o conteúdo exposto em sala de aula.

De acordo com o professor Bruno Monteiro, coordenador do curso de Eletrônica na UEA, os kits são fundamentais por proverem mais recursos técnicos aos laboratórios, como também agregarem competências diferenciais para o mercado de trabalho e ensino das tecnologias presentes na indústria.

“Os equipamentos trarão mais motivação aos nossos alunos, pois eles poderão associar a teoria ministrada em sala de aula à prática, vindo ao encontro do que se propõe o AcadStem no sentido de reduzir a evasão”, afirmou o coordenador.

Essa nova conquista se enquadra na série de ações promovidas pelo Pilar Permanência, um dos braços que integram o Academia Stem. O principal objetivo do pilar é inserir os universitários na área da pesquisa e, assim, diminuir as taxas de evasão e retenção dos cursos de engenharia da UEA.

Para o coordenador do Pilar Permanência, Francis Wagner, os kits ajudarão os alunos a desenvolver os projetos científicos e de inovação no escopo da Academia Stem.

“Com isso, o Pilar Permanência está cumprindo mais uma vez suas ações com o objetivo de reduzir a evasão a retenção, melhorar o conhecimento do aluno a fim de atender a demanda do mercado”, explicou o professor.

Confira abaixo as características dos kits mencionados no texto:

I. Análise e experimentação de:

a) Eletricidade geral contemplando Eletricidade Básica, Circuitos reativos e Eletromecânico ;

b) Eletrônica analógica, contemplando Semicondutores, Transistor, Retificador controlado, Amplificador Operacional e Osciladores;

c) Eletrônica digital, contemplando Circuitos Combinacionais, Circuitos sequenciais, Conversores e Memórias;

II. Kit para análise, experimentação e implementação de sistemas usando Arduino, contendo um Módulo completo Arduino Uno.

Sobre o Academia Stem

É um projeto de P&D, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. A Academia Stem é incentivada pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.