Livro elaborado por professores do CESP/UEA retrata coleções arqueológicas de Parintins

Obra foi produzida pelo Projeto "Divulgação arqueológica em tempos de pandemia, coleções de Parintins-AM e suas histórias".

O livro/catálogo produzido por professores do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), foi organizado no âmbito do Projeto “Divulgação arqueológica em tempos de pandemia, coleções de Parintins – AM e suas histórias”. A obra tem como objetivo socializar os conhecimentos sobre as coleções arqueológicas de Parintins – tanto aquelas musealizadas, como as inúmeras coleções domésticas cuidadosamente guardadas pelos moradores do município.

Denominada “Fragmentos”, a obra contempla histórias de vida e memórias de muitas pessoas, moradoras da área rural e urbana de Parintins. Abarca também fragmentos de vidas de pesquisadores, de professores, estudantes e de visitantes que interagem, cada um à sua maneira com a arqueologia do município. O foco vem a partir das coleções arqueológicas, compostas por vasos e fragmentos de cerâmicas e artefatos em pedra – aquelas guardadas em casas de moradores das comunidades urbanas e rurais da cidade.

Sobre o projeto

Idealizado pelos professores e pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), campus de Parintins, conta com a participação da profª doutoranda Clarice Bianchezzi do curso de História e prof Dr. Adriano Márcio dos Santos do curso de Física. Com a parceria do arqueólogo Dr. Filippo Stampanoni Bassi, do Museu da Amazônia (MUSA) e da arqueóloga Drª. Helena Pinto Lima do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) de Belém-PA. As imagens foram feitas pelo fotógrafo documentarista Maurício de Paiva. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), através do edital POP C, T & I/2021.

Também compunham a equipe do projeto os alunos de graduação em História do Centro de Estudos Superiores da UEA: Alef Fernandes Cruz, Arnoud de Oliveira Batista Filho e o egresso do curso de História do CESP/UEA e mestrando do Programa de Pós Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGS) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) de Belém, Michel Carvalho Machado.

O catálogo contém 35 páginas e está disponível para download no link em anexo.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

EditalEdital