Doutorando da UEA publica artigo sobre bacia do rio Madeira em revista internacional

Artigo está disponível on-line pela revista Elsevier. Publicação auxiliará no desenvolvimento e aplicações de modelos de previsão hidroclimáticos na região Amazônica.

O doutorando do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente da Universidade do Estado do Amazonas (CLIAMB/UEA), Weslley Gomes, publicou o artigo “Intraseasonal scale ensemble forecasts of precipitation and evapotranspiration for the Madeira River basin using different physical parameterizations” (Previsões de conjuntos de escala intrasazonal de precipitação e evapotranspiração para a bacia do rio Madeira usando diferentes parametrizações físicas, em tradução livre), pela Revista Elsevier, na Atmospheric Research.

O trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho e as incertezas das previsões meteorológicas para a bacia do Rio Madeira em reproduzir a variabilidade intrasazonal de eventos extremos hidroclimáticos, ao utilizar diferentes parametrizações físicas atmosféricas. O doutorando aplicou como ferramenta os métodos estatísticos de análise onde é possível entender e quantificar o grau de incertezas nas previsões intrasazonais hidroclimáticas produzidas pelo modelo atmosférico.

Para a comunidade acadêmica, o artigo é de fundamental importância, pois possibilitará o desenvolvimento e aplicações de modelos de previsão hidroclimáticos na região Amazônica. As previsões auxiliarão no planejamento de ações para redução e mitigação dos efeitos das secas e enchentes nos povos e comunidades na região Norte.

Para o pesquisador, ser reconhecido pela Revista Elsevier agrega um sentimento de satisfação e dever cumprido, pois artigos dessa natureza contribuem positivamente em levar o nome do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente e da Universidade do Estado do Amazonas (CLIAMB – INPA/UEA), além de enriquecer a carreira como pesquisador.

Gomes explicou que durante os três anos de doutorado, um dos maiores desafios enfrentados para o desenvolvimento da pesquisa, em especial este artigo, foi a pandemia do Covid-19.”Com o apoio da estrutura computacional do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (LABCLIM/UEA), por disponibilizar os conjuntos de dados de previsões meteorológicas do Modelo Regional Eta e também pelo apoio financeiro concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), consegui realizar de forma remota todos os resultados e análises do artigo”, finaliza.

Além de Weslley, outros coautores contribuíram para a pesquisa, entre eles estão: o professor doutor Prakki Satyamurty que atualmente é Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES no INPA em Manaus – AM e colaborador voluntário do INPE em São José dos Campos – SP; o professor doutor Francis Wagner Silva Correia que atualmente é professor Associado do Curso de Graduação em Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor orientador no Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente – CLIAMB (UEA/INPA) e responsável técnico do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (LABCLIM), situado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). A Dra. Sin Chan Chou é atualmente Chefe da Divisão de Modelagem Numérica do Sistema Terrestre e Coordenadora Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mestre Leonardo Alves Vergasta, atualmente doutorando em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – CLIAMB – INPA/UEA e o doutor André de Arruda Lyra é doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais pelo programa de pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre.

Sobre o pesquisador

Weslley Gomes possui graduação em Meteorologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestrado e atualmente é doutorando em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (CLIAMB – INPA/UEA). Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Clima da Amazônia, Modelagem Climática e hidrológica atuando principalmente nos seguintes temas: balanço de água na bacia Amazônica, simulação de vazão, cota (níveis de água) e área de Inundação em grandes bacias da Amazônia, Interação biosfera-atmosfera, Mudanças Climáticas e do uso e cobertura da Terra.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

EditalEdital