EST/UEA promove capacitação sobre Lean Board para professores de Engenharia de Produção

O curso teve início, de forma presencial, nesta quinta-feira (10/03) e encerra na sexta-feira (11/03).

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) realiza evento de capacitação para professores do colegiado do curso de Engenharia de Produção sobre o uso do Lean Board como ferramenta de metodologia ativa no processo pedagógico de ensino nas atividades acadêmicas. O curso teve início, de forma presencial, no dia 10/03 e segue até o dia 11/03, das 8h às 16h, na sede da unidade.

O objetivo da capacitação é possibilitar a aplicação de disciplinas pelo viés da interdisciplinaridade, promovendo o trabalho em equipe, em que o estudante poderá compreender situações vivenciadas entre a academia e o mercado de trabalho. Assim, o estudante alia a teoria com as vivências simuladas em fábrica, na busca de resolver contratempos, no âmbito do coletivo na solução de conflitos. Além disso, a capacitação visa levar formação e especialização de profissionais para a área de manufatura no Estado do Amazonas.

A formação conta com a presença dos professores do curso de Engenharia de Produção da UEA, bem como da coordenadora, professora mestre Rejane Gomes Ferreira. O curso integra um dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), financiado pela empresa FOXCONN, em parceria com a UEA e executado pelo Hub (Tecnologia e Inovação) da Escola Superior de Tecnologia (EST).

Sobre a metodologia

O Lean Board Game é uma metodologia inovadora e um jogo educativo que permite simulação prática de diversos processos de manufatura. Por meio do jogo, é possível aplicar os conceitos e diversas ferramentas de Lean Production, bem como entender os desafios na aplicação dessas ferramentas e conceitos dentro da indústria. Considerado como metodologia ativa, o Lean Board é uma inovação tecnológica na área do ensino, já utilizada em outras renomadas instituições de ensino superior do país.

EditalEdital