Stem/UEA inicia repasse de sistema de votação desenvolvido por estudantes do projeto

Academia Stem, projeto de (P&D) realizado na UEA, iniciou nesta segunda-feira (14/03), o processo de entrega do Sistema Helios de Votação para utilização da instituição de ensino em eleições futuras.

O sistema foi desenvolvido pelos mentores do projeto Academia STEM: Erica Amoedo, Gabriel Alexander e Gabrielle Alves. Além dos estudantes, nesta reunião de segunda-feira, estiveram presentes na ocasião, o coordenador geral do projeto, Jucimar Maia e a representante da Pró-Reitoria de Planejamento da (Proplan/UEA), Karina Milhomem.

“O principal objetivo é permitir que, uma vez que a universidade tenha plena posse do sistema, seja possível para a comunidade acadêmica realizar eleições em uma plataforma online com segurança e conforto”, explicou o professor Jucimar Maia, coordenador do Academia Stem.

O desenvolvimento desse sistema faz parte da série de projetos internos do Academia STEM, conceituados como “capacitações mão na massa”, em que o estudante é posto como protagonista das ações e precisa atuar de forma ativa e profissional.

De acordo com a estudante de Design e mentora do projeto Academia Stem, Gabrielle Alves, o sistema é uma adaptação da versão original. “O sistema Helios foi disponibilizado pelo seu criador, Ben Adida (diretor executivo da Voting Workings), para que a comunidade pudesse utilizá-lo e personalizá-lo às suas necessidades. Nós o adaptamos para a UEA em aproximadamente cinco meses.”, indicou a integrante do projeto.

Algumas experiências de utilização da plataforma se deu na eleição discente do Conselho Universitário da UEA (Consuniv), em Fevereiro de 2022, bem como a eleição de Gratificação de Produtividade Acadêmica (GPA), em novembro de 2021.

A próxima etapa é aguardar a aprovação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) para a entrega oficial do sistema.

Sobre o Academia Stem – É um projeto de P&D, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.

Texto: Yasmim Tabosa

Edição: Cris Barbosa