Projeto de professor do CESIT/UEA é aprovado na Chamada Universal CNPq 2021

O docente teve seu projeto nominado, obtendo um recurso do valor de mais R$ 145 mil reais distribuídos entre capital, custeio e a Bolsa de pesquisa.

O professor Luís Antônio Coutrim dos Santos, que integra o colegiado do curso de Engenharia Florestal do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA) teve seu projeto aprovado na Chamada Universal 2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto denominado “Dinâmica da erosão, carbono orgânico e atributos de solos em floresta nativa e cultivos florestais na região na Amazônia central” busca avaliar os atributos, erodibilidade e dinâmica do carbono orgânico em solos sob sistemas agroflorestais, reflorestamento e floresta nativa no médio Amazonas.

Para o docente, um dos principais desafios durante o desenvolvimento da pesquisa está relacionado às condições climáticas (chuvas torrenciais) na região, que podem dificultar o andamento da coleta do material, sendo necessário ajustes no cronograma de execução.

“Participar e aprovar um projeto no edital Universal do CNPq foi extremamente gratificante, principalmente por ser um edital de abrangência nacional e muito concorrido. Levar o nome da UEA em editais deste nível sobressai o nome da Instituição, além de tudo, é recompensador porque a sociedade passa a acreditar nos investimentos que são feitos pelo governo, conhece a dedicação e compromisso dos professores em de fato produzir e contribuir com a formação dos discentes. Ademais, alavanca a produção intelectual e mostra para a sociedade que a UEA tem sua relevância na pesquisa nacional”, concluiu o professor.

A proposta envolveu além da UEA, diferentes instituições de ensino e pesquisa e pesquisadores renomados na área como Eduardo de Souza Mafra, Victor Fassina Brocco da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Benone Otávio Souza de Oliveira, Vairton Radmann, Bruno Fernando Faria Pereira da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Bruno Campos Mantovanelli da Universidade Federal do Acre (UFAC), Eloise Mello Viana de Moraes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), João José Costa Silva da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Regilene Angélica da Silva Souza da Universal Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Sobre o professor

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem pós-doutorado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no projeto Expansão de fronteiras na Amazônia: Mudanças de ocupação e uso da terra e impactos socioeconômico, vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênese, morfologia e classificação do solo, atributos físicos, solos amazônicos e Terras Pretas Arqueológicas. Além de ser aprovado também em Editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) no total de R$ 430.800 mil.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA