UEA e Embaixada da Irlanda promovem concurso cultural “Ulysses 100”

Em parceria com 18 universidades, serão selecionados estudantes para produzirem 18 murais, um para cada capítulo do livro.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Embaixada da Irlanda no Brasil lançam o projeto “Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros”. O objetivo é verificar como a juventude brasileira interpreta o livro “Ulysses” após 100 anos da primeira publicação. O concurso cultural será realizado simultaneamente com as 18 universidades participantes e cada instituição deverá escolher um estudante para realizar uma arte (mural) de um dos capítulos do livro “Ulysses”, em uma parede da instituição.

Como participar?

Os interessados devem enviar o projeto de uma interpretação visual de cada um dos 18 capítulos do livro, cada universidade participante há um capítulo específico. A UEA é responsável pelo segundo capítulo da obra “Ulysses”.

Além de preencher o formulário em anexo, o prazo segue até 00h do dia 31/03. A divulgação do resultado final será em abril de 2022. Uma vez que o resultado for divulgado, a pintura dos murais deverá começar, devendo estar prontos até 15/05/2022. Para mais informações, acesse o edital e o formulário em anexo.

O projeto selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2 mil assim como receberá o valor máximo de R$ 2 mil para custeio do material necessário para a execução do mural. Caso o projeto escolhido seja representado por um grupo de artistas, o prêmio deverá ser dividido igualmente entre eles. Desse modo, o projeto selecionado poderá ter o trabalho divulgado ou publicado nos meios de comunicação da Universidade, da Embaixada e do Consulado.

Sobre a obra – A obra literária conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de Junho de 1904. Ao longo dos capítulos Joyce descreve muito bem os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma um dia cotidiano em algo excepcionalmente interessante.

O autor – James Joyce é um escritor irlandês e um dos maiores autores do século XX. Joyce se utiliza de diversos estilos narrativos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências. O autor é muito conhecido pelo seu uso experimental da linguagem, inventando novas palavras e dando sentindo a outras.

EditalEdital