Acadêmicos da UEA promovem treinamento funcional por meio de projeto de extensão

O projeto é voltado à população do município de São Sebastião do Uatumã.

Discentes de Educação Física do Núcleo de Ensino Superior de São Sebastião do Uatumã (Nesssu) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vêm realizando um projeto de extensão em parceria com a Secretaria de Esporte do município. Eles recebem orientação do professor Marcelo Marques, que promove treinamento funcional para moradores daquela localidade.

O professor informa que a ideia do projeto, que está em vigor desde março de 2022, surgiu da necessidade de a população de São Sebastião do Uatumã ter mais uma opção de atividade física no município, além de academias privadas e autonomia para realizar caminhadas e corridas. Segundo ele, o diferencial do treinamento funcional é a supervisão e orientação que os acadêmicos de Educação Física oferecem à população de forma gratuita.

“Os participantes são da comunidade, homens e mulheres na faixa etária de 25 a 35 anos. Já tivemos alguns idosos e pessoas mais jovens, mas esta é a média de idade atual. Temos também uma média de público de 15 a 20 pessoas que frequentam o projeto com regularidade”, explica o docente.

O orientador afirma que, para os acadêmicos, a experiência de lecionar os conhecimentos adquiridos dentro da universidade é um dos fatores principais do projeto. “O desenvolvimento dos nossos acadêmicos é outra motivação para o projeto, que foi escrito por eles sob minha orientação, assim como as atividades desenvolvidas pelos alunos que têm minha supervisão. Eles me mandam o plano de aula da semana, eu aprovo e partem para execução”, explica o prof. Marcelo Marques.

Os alunos estão no 3° período do curso de Licenciatura em Educação Física. São eles: Anne Rebeca, Kairon Bernardes, Josiane Barbosa, Lizianne Vidal, Sandy Amaral, Taliane Marques e Yan Ramos.

O professor reitera que, no projeto, os acadêmicos têm a prática de falar em público, resolver problemas de forma rápida, de pensar estrategicamente nas aulas, pensar em plano de aula e com antecipação, além de entender o público, sanar dúvidas, estudar e fazer a preparação prévia para o treinamento funcional.

Sobre o treinamento funcional

O treinamento segue um modelo de exercícios por estações e tem como foco os membros inferiores e superiores do corpo, além de contribuir com o processo de trabalho cardiorrespiratório, incluindo várias pessoas de diferentes perfis e níveis de aptidão física em uma aula coletiva que ocorre duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA

EditalEditalEdital