Observatur/UEA lança estudo sobre “Aplicação do FTI no Turismo do Amazonas”

A pesquisa objetiva a discussão referente à utilização do recuso FTI pela empresa Amazonastur

O Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA) realizou, na sexta-feira (06/05) o lançamento do estudo “A aplicação do FTI no turismo do Amazonas (2011-2021)”. O objetivo do material é discutir a utilização do recurso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) pela Amazonastur, no planejamento da atividade turística no estado.

O estudo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos da UEA e teve a participação de membros da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no Conselho Editorial e revisão.

Jakeline Cibelle, bolsista do programa de extensão do Observatur/UEA, explicou que o estudo é tão importante quanto desafiador. “Uniu a rede Observatur/UEA no propósito de gerar dados em uma análise quali-quantitativa a favor do Turismo. Certamente, nos lapidou como alunos, pesquisadores e futuros profissionais”, explica a acadêmica.

Os participantes do projeto esperam que a partir dos resultados do estudo, os órgãos de turismo e o trade turístico utilizem as informações postas para orientar o planejamento, tomada de decisão e criação de políticas públicas para o turismo, garantindo o sucesso de suas ações e do planejamento turístico.