Equipe Baja da UEA ganha prêmio de destaque na 27ª Competição Baja SAE BRASIL

A equipe Baja UEA é responsável pelo desenvolvimento e construção de protótipos de veículos Off-road

A equipe Baja da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganhou, pela sétima vez, o prêmio de equipe destaque da região Norte na 27ª Competição Baja SAE BRASIL. A competição traz o desafio aos estudantes de engenharia de todo o país dando a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os integrantes das equipes são responsáveis por projetar e construir os carros off-road, fabricados para dar suporte às atividades praticadas em estradas não pavimentadas ou locais de difícil acesso, dividindo na atuação mecânica, elétrica, além de gerenciar, financeira e economicamente, os veículos.

A Baja UEA, que foi formada no ano de 2011, é composta por acadêmicos de diversas engenharias da UEA. São responsáveis pelo desenvolvimento e construção de protótipos de veículos off-road, para aperfeiçoamento e prática de conhecimentos dos alunos dentro de sala, com o objetivo de mostrar o potencial tecnológico e de inovação da região norte. A equipe é atualmente dividida em três áreas: eletrônica, gestão e mecânica.

João Borges, acadêmico de Engenharia Mecânica da UEA e capitão da equipe, conta que a Baja UEA participa desde 2015 da etapa nacional da competição e, desde então, vem conquistando os prêmios de equipe destaque da região Norte.

“Mais uma vez trouxemos o prêmio de equipe destaque e, além disso, este ano ganhamos diversos elogios dos juízes da competição por conta de um sistema de comunicação de dados desenvolvido pelos membros da equipe, sistema esse que chamou muita atenção durante as apresentações dinâmicas do carro”, explica o acadêmico.

O capitão da equipe afirma, ainda, que a constância de vitórias nessa categoria reforça como a Baja UEA mantém a consistência em relação à qualidade de projeto e participação na competição.

Sobre a Baja SAE BRASIL

A 27ª Competição Baja SAE BRASIL, que aconteceu entre os dias 20 a 24 de abril em São José dos Campos (SP), contou com 69 equipes inscritas de 66 instituições de ensino superior de 16 estados mais Distrito Federal. Em 2022, a competição retornou com o modo presencial depois de dois anos desde a última edição.

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE Brasil. Em 1994 lançou o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte realizou a primeira competição nacional. Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA