Alunos de Letras do Cestb/UEA realizarão exposição crítica sobre a Semana de Arte Moderna

A mostra irá ocorrer na segunda-feira (16/05), às 19h30, no Cestb/UEA

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, acadêmicos do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) irão realizar a exposição “O Último Brasil” na próxima segunda-feira (16/05), às 19h30, no Cestb/UEA. A exposição é uma reflexão crítica ao modernismo e ao sistema literário brasileiro e busca apresentar ao público as manifestações artísticas e culturais amazonenses, em especial de Tabatinga e de seu povo.

No ano de 2022 é celebrado 100 anos da Semana de Arte Moderna, marco histórico e literário brasileiro que ocorreu em São Paulo. “A semana de 22”, como ficou conhecida, transformou os paradigmas estéticos da arte brasileira, rompendo com a tradição vigente e inaugurando a vanguarda modernista no país.

A partir dessa e de outras questões discutidas na turma de Literatura Brasileira III, os alunos do curso de Letras do Cestb, sob orientação da professora Gabriela Fernandes, construíram a mostra: “O Último Brasil”: exposição, performance e literatura.

A exposição busca trazer discussões a respeito das manifestações culturais e artísticas amazonenses, como o Clube da Madrugada, e tem como objetivo principal apresentar e valorizar as produções tabatinguenses e seu povo. Tabatinga é um dos maiores municípios do Alto Solimões e faz parte da tríplice fronteira (Brasil/Colômbia/Peru). Além da mistura de povos proporcionada por essa relação com os outros países, a cidade conta com presença marcante de etnias indígenas, como Magüta (Ticuna) e Kokama.

Pensando na valorização das diversidades encontradas em Tabatinga, os alunos proporcionarão, durante a exposição, divulgação de livros de autores da região, recital de poesias, apresentação de artistas locais e performance da Onça (ritmo/dança típico da região).

Para mais informações: gfcarvalho@uea.edu.br

EditalEdital