Cesit/UEA realizou a 10ª Semana de Engenharia Florestal

Este ano o tema do evento foi: "Desafios para o Fortalecimento do Setor Florestal na Amazônia"

O curso de Engenharia Florestal do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA), realizou, no período de 03 a 06/05, a 10ª Semana de Engenharia Florestal.

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do programa Parev, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea/AM), da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Leste Amazonense (Apeflam) e também das empresas locais Mil Madeiras Preciosas, Litiara e Kaapi Fragrâncias.

Durante a Semana de Engenharia Florestal foram realizadas palestras, exposições, minicursos e visitas técnicas. As palestras foram ministradas pelos pesquisadores convidados, o Prof. Dr. Marciel José Ferreira (Ufam) e o Prof. Dr. Thiago de Paula Protásio (Ufra).

Além disso, as atividades contaram com a participação de três escolas convidadas, com alunos entre 9 e 12 anos, que ficaram encantados com as exposições e salas temáticas. Ao todo, 120 crianças visitaram o Cesit.

Para o Prof. Dr. Marciel José Ferreira, foi uma grande satisfação participar da Semana de Engenharia Florestal da UEA. “O evento foi muito rico em atividades, constituindo-se em uma oportunidade singular para a formação complementar dos estudantes nas diferentes áreas da Engenharia Florestal”, disse.

O coordenador do curso, Prof. Daniel Campos, se sentiu honrado com o evento deste ano. “A coordenação do evento, avaliou a edição de 2022 como muito positiva e já trabalha na elaboração da edição de 2023”, ressaltou.

O evento promovido pela UEA permitiu discussões técnicas e científicas de grande relevância para a sustentabilidade da cadeia produtiva florestal na Amazônia. Por meio das atividades relacionadas à energia da biomassa, foi possível demonstrar aos estudantes e ao público em geral as possibilidades de aproveitamento dos resíduos do manejo energético florestal sustentável. “Além disso, possibilitou o treinamento dos discentes do curso a partir de palestras e minicursos em temas atuais e estratégicos para o exercício da engenharia florestal,” ressaltou o Prof. Dr. Thiago de Paula Protásio.

Sobre o evento

No evento foi apresentada, com resultados inéditos, a palestra ministrada pelo Prof. Dr. Thiago de Paula, intitulada “Valorização de biomassas residuais, provenientes de manejo florestal sustentável, para geração de bioenergia na Amazônia Legal”, com o objetivo de explorar esse tema pouco discutido pelos pesquisadores e empresas situadas na Amazônia Legal.

O treinamento para discentes da UEA, realizado pelo Prof. Dr. Thiago de Paula, foi intitulado “Gestão de resíduos madeireiros do manejo florestal sustentável na Amazônia visando ao uso energético”. No minicurso foi evidenciada a importância da diversificação das fontes de energia, redução do consumo de combustíveis fósseis e a necessidade de geração sustentável de energia na Amazônia Legal visando consolidar uma matriz energética mais segura e menos poluente.

Para a aluna de Engenharia Florestal Rhadassa Vitória Santos Castro, o evento foi um momento único, onde foram compartilhados ensinamentos e estimulado o desenvolvimento profissional, com trocas de experiências. “É satisfatório obter conhecimento com profissionais renomados na área, ver a teoria da sala de aula em prática nos mais diversos campos de atuação,” ressaltou.

O aluno de Engenharia Florestal João Miguel Moraes explica que o evento anual agrega diversos saberes tanto para o discentes do curso quanto para os alunos das escolas convidadas. “Muito conhecimento relevante acerca da nossa área de atuação nos foi passado de forma técnica e prática, fazendo deste um evento de valor que tende a ser melhor a cada ano,” ressaltou.

Texto: Renata Brito/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEdital