Alunos de Tecnologia em Alimentos do Nescar/UEA realizam I Mostra de Alimentos Elaborados

A mostra ocorreu no dia 21/05, sábado, na orla municipal de Carauari

Acadêmicos do curso de Tecnologia em Alimentos, do Núcleo de Ensino Superior de Carauari da Universidade do Estado do Amazonas (Nescar/UEA), realizaram a I Mostra de Alimentos Elaborados com frutas e hortaliças no último sábado (21/05) na, orla municipal de Carauari.

A atividade teve orientação da Prof.ª Dra. Célia Maria Serrão Eleutério, com base na proposta de duas disciplinas – Tecnologia de produtos de origem vegetal e Tecnologia de processamento de frutas e hortaliças – e contou com o apoio dos acadêmicos do curso na produção de todos os produtos apresentados na mostra.

O objetivo era apresentar para a comunidade de Carauari os produtos elaborados pelo curso de Tecnologia em Alimentos e que as indústrias podem aproveitar o conhecimento dos acadêmicos para que possam produzir alimentos dentro das normas e legislação. Segundo a professora Célia Eleutério, a atividade foi a forma que encontrou de estimular os alunos, assim como a comunidade do município, a conhecerem o curso de Tecnologia de Alimentos e poderem prestigiar os resultados das aulas.

“Fiquei muito satisfeita com o que foi apresentado e com a sensação de dever cumprido. Acredito que esse é o papel do professor, ministrar essas disciplinas tecnológicas, assim como outras também, e estimular o aluno a ir mais além, a quebrar as fronteiras disciplinares”, relata a orientadora Célia.

Entre os produtos desenvolvidos estavam: bolo de açaí, bolinho de açaí com aveia e banana, geladinho de açaí com duas frutas cítricas (manga e laranja), lasanha de banana da terra, sorvete de banana da terra, farofa de banana com couve, café de milho, doce de jambo, mousse de jambo, compota de jambo, geleia de jambo, mousse de ingá, torta de banana, sorvete de coco, doce de cupuaçu com e sem gengibre, sorvete de laranja, pudim de laranja, salada de frutas com suco de laranja, mousse de limão-caiano; biscoito de maisena com limão-caiano; molho com limão e pimenta; pudim de limão; bolo no pote de limão; brigadeiro de limão.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA

EditalEditalEdital