O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, da Universidade do Estado Amazonas (CESTB/UEA), foi credenciado no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Com a aprovação, a unidade passará a ser um importante polo de inovação tecnológica pela Lei de informática para o Estado Amazonas.
A avaliação das 12 propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) ocorreu durante a 16ª Reunião Extraordinária, ocorrida na terça-feira (31/05). De acordo com a autarquia, a diversificação das ICTs credenciadas junto ao Capda, bem como a disseminação dos recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (Lei nº 8.387/1991), é resultado das iniciativas empreendidas pelo Ministério da Economia e Suframa como forma de fomentar o ecossistema regional de inovação e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável de toda a área de abrangência do modelo ZFM – Amazônia Ocidental (Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) e municípios de Macapá e Santana, no Amapá.
De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, a Suframa visualiza o ecossistema regional de inovação como um importante vetor econômico. “Analisando-se a pauta do Capda, percebemos que está havendo um interesse e uma participação maior da comunidade científica e tecnológica de toda a região no sentido de buscar desenvolver projetos com recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. Isso é muito salutar e vai totalmente ao encontro da proposta da Suframa, que é fazer com que esses recursos cheguem a diferentes localidades da nossa região e possam, assim, gerar benefícios em setores diversos”, avaliou Polsin.
Texto: Assessoria/Suframa