Reitor recebe gerente de inovação da Samsung em Manaus

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas, prof. Dr. André Zogahib, recebeu, na terça-feira (31), o gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Eduardo Conejo. Na ocasião, o reitor recebeu do executivo uma apresentação contendo uma visão geral dos programas de inovação da Samsung, em convênio com a UEA, e reforçou o interesse da empresa em continuar cooperando cada vez mais com as ações e atividades fruto dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na Universidade. Durante o encontro, o projeto Ocean ganhou destaque pelo fato de chegar aos 8 anos de existência neste mês de junho.

“Esta visita nos oportuniza dizer que os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento são de extrema importância para nossa universidade porque viabilizam as pesquisas realizadas e o desenvolvimento de alunos e professores em virtude das atividades desses projetos. Nossa cooperação é via de mão dupla e continuaremos nessa caminhada que só trouxe bons frutos a alunos, professores e, claro, para a UEA. Chegar aos 8 anos de vida é motivo de orgulho não só para o Ocean, mas também para nossa UEA”, destacou o reitor, enfatizando, ainda, a marca histórica do tempo de vida do projeto de P&D Ocean, parceria da Samsung com a UEA e com as universidades do Estado de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp).

Também participaram desta reunião a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, o diretor da Agência de Inovação (Agin), Antônio Mesquita, e os pró-reitores de Administração, Nilson Júnior, e de Ensino de Graduação, Raimundo Barradas, além dos professores da UEA, SÍlvio Marques (coordenador do Ocean Manaus) e Amanda Mota (pesquisadora do Ocean).

A visita também serviu como oportunidade para que os professores do Ocean pudessem lembrar da oportunidade de participação no programa Ocean Lab, que está com inscrições abertas e será realizado de 21 de junho até 14 de julho. Trata-se de um programa de inovação tecnológica oferecido anualmente, voltado à capacitação de participantes e para o desenvolvimento de produtos e/ou soluções tecnológicas inovadoras. Os participantes serão selecionados individualmente, visando obterem a formação com base nos conteúdos oferecidos, e também a oportunidade de integrarem-se em times multiprofissionais durante o programa.

Sobre o Ocean – O Ocean é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento financiado pela Samsung, com recursos da Lei de Informática. Todos os meses, o Ocean oferece uma programação completa de aulas e cursos gratuitos para o público geral, com foco em capacitação tecnológica e inovação. Todas as atividades são ministradas por educadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). São oferecidos certificados aos participantes concluintes. Os interessados podem se inscrever pelo site www.oceanbrasil.com ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Texto: Assessoria Ocean

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA