Alunos de Pedagogia-Parfor/UEA publicam livro sobre experiências da docência em Itamarati

O livro foi publicado pela Editora Quipá e está disponível em formato e-book e físico

Discentes e docentes do curso de Pedagogia que integraram o Programa de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (Parfor/UEA) do município de Itamarati foram responsáveis pela publicação do livro “Desafios amazônicos e a (trans)formação de professores: Histórias de vida da primeira turma de pedagogos de Itamarati-AM”.

O livro foi organizado pela pesquisadora Fernanda Pinto de Aragão Quintino, doutoranda em Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a orientação da Dra. Arminda Rachel Botelho Mourão do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufam. O projeto retrata as memórias educacionais de 42 professores da rede básica da educação pública do município de Itamarati, interior do Amazonas.

Os autores fazem parte da primeira turma do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da cidade, que foi realizado pela UEA por meio do Parfor, entre os anos de 2016 e 2021. Escrito por professores que realizaram a formação inicial já no exercício do trabalho docente, o trabalho é uma viagem ao mundo amazônico, à infância ribeirinha e às lembranças escolares amazonenses. As experiências do trabalho docente, as dificuldades, os desafios, bem como as situações inusitadas que esses professores viveram (e ainda vivem) são aqui retratadas de forma simples, direta e, por vezes, impactante.

O livro foi publicado em formato de e-book e também impresso, tendo a sua distribuição virtual gratuita pela Editora Quipá, podendo ser acessado pelo link anexado abaixo.

EditalEdital