Mulheres na filosofia: Docente da UEA participa de projeto em parceria com UANL no México

O livro, resultado do projeto, reúne pesquisas referentes a mulheres que tiveram impacto na filosofia mundial

A Prof.ª Dra. Rita de Cássia Machado, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi colaboradora no projeto e também no livro “Las filósofas que nos formaron”, em tradução livre “As filósofas que nos formaram”. O livro foi publicado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL), no México, e organizado pelas professoras Mayra Jocelin Martínez Martínez e Aurora Georgina Bustos Arellano.

Em uma coletânea de pesquisas realizadas por profissionais do Brasil e do mundo, o livro conta como a presença feminina na filosofia mundial foi invisibilizada, sendo uma filosofia que produziu muitas injustiças com as mulheres e com a sociedade como um todo, como explica a professora Rita Machado.

“O projeto teve duração de dois anos. Cada uma de nós, pesquisadoras, pesquisou e discutiu filósofas. Eu mesma escolhi algumas como Lélia Gonzalez, Rosa Luxemburgo, Angela Davis, para falar do seu pensamento e discutir sobre o mesmo”, conta a pesquisadora.

Para as coordenadoras do projeto, Mayra Jocelin e Aurora, a experiência foi repleta de aprendizados significativos que não seriam possíveis sem o apoio e confiança das colaboradoras. Para a professora Rita Machado foi um projeto muito bonito de participar.

“É um projeto bonito, potente afetuoso, de muita parceira, de qualidade que coloca em visibilidade grandes nomes da filosofia feminista. E eu estou feliz por isso”, relatou Rita.

O livro “Las filósofas que nos formaron” está disponível para download gratuito em formato PDF pelo link em anexo abaixo.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA

EditalEdital