UEA concede salas de aula para treinamento do Censo Demográfico 2022

Treinamento acontece entre os dias 06 e 15 de junho, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza a etapa de treinamento dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) e Municipais (ACM), que trabalharão na realização do Censo Demográfico 2022. O treinamento acontece entre os dias 06 e 15 de junho, na Escola Superior de Tecnologia (EST).

Em Manaus, são nove salas concedidas pela UEA. No interior do Estado, a UEA é o polo de treinamento nos municípios de Eirunepé e Humaitá. No total, 336 pessoas estão participando do treinamento para o Censo nesta etapa, sendo 172 pessoas na capital.

Para o superintendente do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, o apoio da UEA tem grande importância e, por isso, “o sentimento pela UEA e toda a sua equipe, representada pelo reitor, Prof. Dr. André Zogahib, é de profunda gratidão, e colocamos o IBGE e nossos servidores e dados de pesquisas à disposição da universidade”, ressaltou Ilcleson.

O superintendente afirma que a parceria com a UEA vem desde 2019 e tem proporcionado um importante auxílio na realização de algumas etapas essenciais do Censo. Entre elas, a divulgação dos processos seletivos e da realização do Censo, e agora, por meio da cessão de salas, para o treinamento dos agentes censitários.

“Essas parcerias são essenciais, indispensáveis, no nível local, estadual para que a gente possa obter o pleno êxito tanto na fase de planejamento quanto na fase de execução do Censo”, disse o superintendente.

Além de todo o apoio da UEA na divulgação do Censo e com a cessão de salas para os treinamentos, a universidade também concedeu salas em vários municípios do Amazonas para servirem como postos de coleta que estão instalados na sede dos núcleos da UEA.

“Isso demonstra a disponibilidade da universidade em colaborar e, assim, somamos esforços do IBGE e de recursos da UEA em prol dessa pesquisa que é tão importante para a sociedade e que, com certeza, será muito útil para toda a comunidade acadêmica explorar, da melhor forma, todas essas informações que serão coletadas pelos nossos recenseadores”, explica Ilcleson.

Sobre o Censo Demográfico 2022

O Censo é a única pesquisa que vai a todos os domicílios do país e reflete a realidade brasileira com amplitude e precisão. Os resultados contribuem para tomadas de decisão por parte do governo sobre serviços básicos à população, como números de postos de saúde, escola, emprego, entre outros, além de também subsidiar os investimentos da iniciativa privada.

A partir de 20 de junho, os ACMs e ACSs treinados em todo o país irão a campo para realizar a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios (Pesquisa do Entorno) do Censo Demográfico 2022 em todo o país.

A pesquisa tem como objetivo fornecer um panorama da infraestrutura urbana do Brasil considerando temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente.

Essa pesquisa gera informações para inúmeros usuários ao subsidiar políticas públicas e iniciativas do setor privado, tendo como foco o ambiente urbanizado. Será a primeira atividade de coleta do Censo Demográfico 2022 e uma grande preparação para o início da coleta domiciliar, que ocorrerá a partir de 1º de agosto.

No Censo, os ACMs serão responsáveis pelo gerenciamento do posto de coleta, enquanto os ACSs deverão, entre outras funções, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

EditalEditalEdital