UEA é parceira na organização do IV Congresso Latino-Americano de Psicologia Rural

O evento ocorrerá entre os dias 28/11 e 01/12 de 2022, em Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é parceira na organização do IV Congresso Latino-Americano de Psicologia Rural (Clapru), que acontecerá neste ano, entre os dias 28/11 e 01/12. O evento, que teve suas edições anteriores sediadas na Argentina, Colômbia e na cidade de Seropédica, no estado Rio de Janeiro, terá sua edição atual sediada em Manaus, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O congresso tem o objetivo de promover marcos e iniciativas conjuntas que possibilitem considerar os modos de vida rurais e fortalecer os direitos de todas as pessoas que moram em áreas rurais, gerando um espaço de intercâmbio e aprendizagem para compreensão e melhoria do contexto rural a partir do foco transdisciplinar, por diferentes atores de diferentes países latino-americanos: acadêmicos, pesquisadores, agricultores, extensionistas rurais, indígenas, ativistas em movimentos sociais, membros de instituições governamentais e não governamentais.

A programação do congresso conta com minicursos, visitas técnicas, simpósios, grupos de trabalhos e a Assembleia Rede Latino-Americana de Psicologia Rural. Docentes da UEA marcarão presença no IV Clapru. O minicurso “Pedagogia da Alternância” será ministrado pelo Prof. Dr. André de Oliveira Melo; a conferência de abertura ficará na responsabilidade do Prof. Dr. Alfredo Wagner Breno Almeida com o tema “Territórios tradicionalmente ocupados, identidades coletivas e povos amazônicos”; e a Prof.ª Dra. Socorro de Fátima Moraes Nina, que irá compor a mesa no simpósio sobre “Saúde e contextos rurais”.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas para agricultores, ribeirinhos, indígenas, membros de movimentos sociais, docentes da rede pública e moradores da zona rural. Para estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, doutores e docentes universitários são cobrados valores variam de R$ 30 a R$ 200. Para se inscrever, basta acessar o link anexado abaixo.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA

EditalEdital