III Congresso de Biomecânica e Ergonomia traz discussões sobre a saúde do trabalhador

O Congresso é organizado pelo Laboratório de Biomecânica da UEA

O Laboratório de Biomecânica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizará o 3° Congresso Internacional de Biomecânica e Ergonomia entre os dias 16 e 19/06. O evento acontecerá de forma presencial no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizado na avenida Carvalho Leal, n° 1.777, Cachoeirinha.

A proposta desta edição é a inversão do caminho da busca por conhecimento, onde outrora, os profissionais do Amazonas precisavam deslocar-se para outras regiões do país para fazer sua qualificação. Serão 21 palestrantes, sendo quatro internacionais que são referências na área de biomecânica e ergonomia.

Confira a programação completa:

No dia 16/06 (quinta-feira), das 14h às 17h, serão realizados os cursos pré-congresso na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, n° 1.728, Praça 14 de Janeiro:

1- Gestão de Ergonomia (Mário Sobral);

2- Biomecânica aplicada às lesões no Futebol (Adolfo Dantas).

Das 17h30 às 20h30 serão realizados os cursos:

1- Biomecânica aplicada à Escoliose (Miburge Goes Jr.);

2- AEP e AET (Leandro Melo/Josiel Ribeiro).

17/06 (sexta-feira), no auditório da ESA/UEA:

14h15 – Abertura e logo depois Sessão Internacional I com professor Paul DeVitta, dos Estados Unidos da América, e professor Walter Herzog, do Canadá.

17h30 – Sessão Ergonomia I com a professora Lucy Mara Baú, professor Antônio Renato Moro e professora Eliane Manfio.

18/06 (sábado)

14h – Sessão Biomecânica I com a professora Heiliane Fontana, professor Rodrigo Gheller e professor Jaisson Estrázulas.

16h – Sessão Ergonomia II com os professores Yuzo Igarashi e Leandro Beiga.

18h – Sessão Biomecânica II com a professora Érica Queiroz, professor Jean Carlos Constantino e a professora Joelma Magalhães.

19/06 (domingo)

8h30 – Sessão Internacional II com o professor Joel Alvarez-Ruf, do Chile, e Thomas Miliou, da Grécia.

O objetivo principal deste evento é desenvolver a pesquisa na região, bem como possibilitar a qualificação dos profissionais da região norte e de todo o Brasil na área de Ergonomia e Biomecânica por meio do contato com pesquisadores internacionais reconhecidos no mundo todo. As inscrições para o congresso se encerraram no dia 10/06.