UEA concede primeira certificação de pós-doutorado a docente

A Prof.ª Dra. Marialice Antão de Oliveira Dias é a primeira docente a receber a certificação no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP/UEA).

A Prof.ª Dra. Marialice Antão de Oliveira Dias é a primeira docente a receber a certificação de pós-doutorado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ela desenvolveu estudos relacionados à “Criação de um policiamento indígena com foco na segurança pública em prol dos povos originários em Rondônia, o povo Karipuna”.

As atividades da referida Prof.ª Dra., no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP/UEA), foram orientadas pelo Prof. Dr. Valmir César Pozzetti, que é Pós-doutor em Direito. A formação concedida pela UEA à Marialice rendeu frutos importantes para a instituição, como a produção de um artigo científico.

Em parceria com o mestrando James Oliveira dos Santos e o orientador Pozzetti, a professora escreveu o artigo “Cidadania versus o direito ao exercício de voto dos povos originários da América Latina: um estudo de caso das aldeias indígenas do Vale do Javari, em Atalaia do Norte/AM, durante a pandemia da Covid-1”.

O artigo foi publicado na Quallis A1 – Revista Jurídica Unicuritiba. No início de 2022, em razão da relevância da produção cientifica, o trabalho passou a fazer parte do banco de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1599941?lang=pt.

A conquista da Prof.ª Dra. também é importante para a UEA porque consolida a instituição, nos cenários nacional e internacional, como uma universidade de renome no âmbito da produção científica de qualidade e formação de cientistas.

A formação em pós-doutorado está prevista no Curriculum Lattes e na Resolução nº 039/2019 do Conselho Universitário da UEA (Consuniv/UEA).

Texto: Carla Yael/Ascom UEA