UEA informa novas regras de uso dos serviços do Google Workspace for Education

A universidade vem buscando alternativas para expansão e manutenção dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) utiliza, atualmente, o pacote Google Workspace for Education Fundamentals que inclui os serviços: Gmail, Chat, Meet, Agenda, Sala de Aula, Fotos, Drive, Documentos, Keep, Grupos, Sites, Jamboard e Tarefas.

O Google alterou a política de armazenamento para o pacote Google Workspace for Education Fundamentals, passando a ser limitado a 100 TB (terabytes) por instituição de ensino, com início a partir de julho de 2022.

Para mantermos a continuidade dos serviços, a UEA, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), aplicará regras de uso dos serviços do Google.

Regras para as contas institucionais: cota de armazenamento de 2GB para as contas dos alunos ativos; cota de armazenamento de 6GB para as contas dos servidores, setoriais, projetos, unidades e demais contas.

Os novos limites entrarão em vigor dia 27 de junho de 2022. As contas de usuários que não possuem mais vínculo com a instituição (egressos, ex-funcionários, participantes/contas de projetos finalizados e demais usuários sem vínculo) serão eliminadas a partir do dia 5 de julho de 2022. As contas inativas por mais de 365 dias serão eliminadas. O serviço Google Fotos será desabilitado para todas as contas.

Regras para os drives compartilhados:

Suspensão (alteração para perfil de leitor) de todos drives compartilhados a partir de 27 de junho de 2022; eliminação dos drives criados por usuários que não possuem mais vínculo com a Instituição (egressos, ex-funcionários, participantes/contas de projetos finalizados e demais usuários sem vínculo) a partir do dia 1º de julho de 2022; e eliminação dos drives criados por alunos a partir de 5 de julho de 2022. O serviço de drive compartilhado da instituição será desativado.

Os serviços do Google Workspace for Education Fundamentals são destinados a finalidades institucionais de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão, de interesse da UEA, sendo vedado: armazenar, copiar ou distribuir qualquer material protegido por copyright, sem que possua licença ou autorização específica para tal, incluindo músicas, filmes, jogos, emuladores de jogos, vídeos, difamação de pessoas e negócios.

O usuário que ultrapassar o novo limite ficará impedido de criar/salvar novos arquivos e editar os arquivos já existentes no drive, e de anexar arquivos em mensagens de e-mail.

O limite das cotas e disponibilidade dos serviços poderão ser revistos a qualquer momento, objetivando a melhoria e continuidade dos serviços oferecidos pelo pacote do Google Workspace for Education.

A UEA possui mais de 80 mil contas em uso, ocupando mais de 400 TB de armazenamento do Google Workspace for Education. Este espaço está sendo utilizado, principalmente, com os serviços do drive, e-mail e fotos.

Até o início de julho, a universidade deverá reduzir o uso para até 100 TB. Caso a UEA continue excedendo o limite geral de 100TB, todos os usuários da Instituição serão prejudicados, sendo impedidos de criar/salvar novos arquivos e editar os arquivos já existentes no drive, e de anexar arquivos em mensagens no Gmail.

A CTIC reitera que todos os usuários deverão remover seus arquivos do drive, fotos e e-mails que excedam a cota da sua conta, a fim de manter os serviços funcionando adequadamente para todos.

Nos próximos dias será disponibilizado o serviço de armazenamento de dados na nuvem da empresa Microsoft (https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office).

É importante ressaltar que a UEA vem buscando alternativas para expansão e manutenção dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica.