UEA é organizadora da Emalca Amazonas 2022, que acontecerá em Itacoatiara entre 04 e 14/10

Objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento da matemática no continente

A reunião científica Escola de Matemática da América Latina e do Caribe (Emalca) Amazonas 2022, que conta com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como organizadora, acontecerá nos dias 04 e 14/10. O evento irá acontecer na unidade de Itacoatiara do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam).

A Emalca é uma iniciativa da União de Matemática da América Latina e do Caribe (Umalca), no qual o objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento da matemática em todo o continente, colocando em contato prestigiados pesquisadores e pesquisadoras, além de estudantes de graduação e pós-graduação da América Latina. No Brasil já foram realizadas algumas edições do evento, como a Emalca 2009, nos estados de Mato Grosso e Amazonas, e a Emalca 2010, no Mato Grosso do Sul, todas com grande participação de estudantes brasileiros.

Podem participar estudantes de graduação e mestrado, professores da rede básica de ensino e demais interessados residentes na América Latina, em especial os brasileiros que morams no estado do Amazonas.

A Emalca Amazonas 2022 contará com conferências e minicursos, de professores e pesquisadores renomados de universidades latino-americanas. Os estudantes participantes poderão submeter pôsteres de divulgação científica desde que previamente informado no ato da inscrição.

O prazo para inscrição será no período de 18/06 a 18/07. Os estudantes não residentes do município de Itacoatiara poderão pleitear apoio financeiro junto à Umalca no ato da inscrição. Para mais informações, acessar o site oficial do evento (http://algebra.ufam.edu.br/emalca/) ou entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail: emalcaamazonas2022@gmail.com.