Time da UEA fica no Top 3 em desafio sobre a conscientização da saúde bucal

O projeto da equipe mostra como a saúde bucal pode afetar a saúde geral

O time Enactus, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ficou no Top 3 no desafio “Know Your OQ™”, promovido pela parceria entre Enactus e Colgate-Palmolive. O objetivo do desafio é desenvolver projetos que buscam propagar a conscientização sobre saúde bucal.

Os acadêmicos do curso de Odontologia da UEA que fazem parte do time Enactus UEA Manaus focaram em mostrar como a saúde bucal tem efeito na saúde geral e mental, principalmente. Eles educaram mais de 350 pessoas sobre o tema por meio do projeto “Bare your teeth and relax your mind”. Nessa ação, o objetivo foi ensinar técnicas de relaxamento e respiração que aliviassem os músculos da região facial.

O grupo, coordenado pela Prof.ª Dra. Vilma Melo, tem como integrantes os seguintes acadêmicos: Fernanda Cristina de Menezes Santos (8° período), Jordy Lourival Magno de Deus e Silva (10° período), Maria Clara Carvalho Borba (5° período) e Antônio Elton Coelho Pereira (4° período), além da acadêmica do curso de Direito Cindy Magno de Deus e Silva (3° período).

No Brasil, o desafio envolveu seis times que realizaram ações de educação sobre a relação entre saúde bucal, saúde mental e bem-estar nas comunidades em suas respectivas regiões. O Top 3 também contou com o Time Enactus, da Faculdade de Campinas (Facamp), que desenvolveu o Tiktik Challenge, uma ação com foco em debater a influência que a saúde bucal tem na autoestima de jovens; e o Time Enactus, da Faculdade de Imperatriz (Facimp), que firmou parcerias com o núcleo de Odontologia da universidade para impactar 45 crianças sobre saúde bucal.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA